Edificações comerciais que abrigam empresas têm um risco mais elevado de incêndios. Isso porque há mais equipamentos, materiais inflamáveis e pessoas circulando, o que aumenta a chance de qualquer eventualidade.
Investir em prevenção e combate a incêndios é uma medida fundamental para minimizar quaisquer riscos e preservar vidas. Há inúmeras boas práticas que devem ser adotadas por essas instituições, mas algumas são indispensáveis.
A seguir, listamos quatro práticas fundamentais de prevenção e combate a incêndio em empresas:
-
Mantenha sistemas de detecção e alarmes em dia
É muito importante que a empresa esteja equipada com equipamentos de proteção a incêndios. Extintores, sprinklers, mangueiras e sistemas de detecção e alarme são fundamentais. Além disso, devem ser feitas inspeções regulares para verificar se eles estão funcionando bem.
Extintores de incêndio são itens obrigatórios e previstos pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o tipo de construção e equipamentos ali contidos, eles podem ter especificações distintas.
Já o sistema de detecção e alarme de incêndio tem composições que detectam o fogo na fase inicial. Assim, as equipes especializadas em combater o fogo são acionadas o mais rapidamente possível.
-
Treine colaboradores para prevenir e combater incêndios
Até que as equipes especializadas em combater incêndios cheguem, é importante que os próprios colaboradores saibam as medidas ideais a serem adotadas.
É importante evacuar o local com segurança e treinar alguns funcionários para agirem de forma correta nessas horas.
Pode ser, inclusive, formada uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) – obrigatória em empresas com mais de 20 colaboradores. Essa equipe observa, relata e previne eventuais riscos.
A brigada de incêndio, também formada por funcionários da empresa, atua no combate e prevenção a incêndios. Ela também pode prestar primeiros socorros e evacuar as pessoas em caso de incêndio.
-
Monte uma estrutura sinalizada
O Corpo de Bombeiros tem uma série de diretrizes e sinalizações no que diz respeito à prevenção e ao combate de incêndios.
É importante que todas as empresas tenham instalações que facilitem a evacuação de pessoas e controlem a propagação do fogo. Saídas de emergência e portas corta-fogo não podem faltar.
A sinalização dessas instalações é muito importante. Placas, luzes de emergência e estruturas específicas para abrigar equipamentos são indispensáveis.
-
Cuide da organização do ambiente
É mais fácil controlar e combater incêndios se tudo estiver organizado. Isso porque, se houver bagunça ou excesso de papeis e fiação, o fogo se espalhará mais facilmente pelo local.
É importante que os colaboradores mantenham a empresa sempre limpa e organizada, evitando a propagação das chamas. Organizar os fios também é muito importante, além de guardar papeis em organizadores e pastas.
Cuidar da prevenção, detecção e combate a incêndios é uma medida imprescindível em edifícios. Vale a pena conhecer os equipamentos e soluções disponíveis e investir neles.
A Protector Fire comercializa os mais variados tipos de soluções e equipamentos voltados a essa finalidade. Entre em contato conosco. Nossos consultores estão à disposição!