4 curiosidades sobre sprinklers de que você não sabia

Por | | 0 Comentário

1. Em quais lugares é necessário ter um sistema de sprinklers

Essa primeira curiosidade é fundamental para que se entenda o verdadeiro papel do sprinkler. Isso porque a elaboração de projetos e instalações que acomodarão esse item de combate e detecção de incêndio é regida pelas normas da ABNT, que determina o seguinte:

Locais como fábricas, indústrias, galpões, hotéis, edifícios comerciais como escritórios ou shoppings, clubes e outros ambientes têm obrigatoriedade de contar com o sistema de sprinklers. Sua colocação varia de acordo com as especificações do projeto e riscos do local, bem como o modelo escolhido.

 

2. O que significam as cores dos bulbos do sprinklers

Se você reparar de perto, verá que os bulbos dos sprinklers têm diferentes cores na ampola de vidro (bulbo). Isso acontece porque cada cor representa a temperatura nominal aproximada do equipamento, ou seja, a quantos graus será ativado o sistema de proteção contra incêndio.

O bulbo de vidro, ampola termossensível que libera o obturador por meio da elevação da temperatura, pode ser confeccionado nas seguintes especificações, segundo as normas da ABNT:

No Brasil, as temperaturas nominais mais utilizadas são 68º, 79ºC, 93ºC e 141ºC. Em termos de cores, elas se apresentam nas tonalidades são vermelho, amarelo, verde e azul.

 

3. Sprinklers de resposta rápida nem sempre são ideais

Locais com risco leve de incêndio podem ser equipados com sprinklers de resposta rápida. Entretanto, se o ambiente em que serão instalados esses equipamentos não tiver essa característica, em muitos estados brasileiros, a instalação não é validada pelo Corpo de Bombeiros.

Sprinklers de resposta rápida são indicados para locais com baixo risco de incêndio, pois aumenta a chance de sobrevivência das pessoas em caso de evacuação de um local. Escritórios, hotéis e hospitais são exemplos de espaços que recebem bem o sprinkler de resposta rápida.

Se instalados em local inadequado, os sprinklers de resposta rápida podem não funcionar como o esperado e, na pior das situações, trazer mais danos que benefícios. Portanto, vale a pena estudar bem o projeto de detecção e combate a incêndio.

 

4. Sprinklers podem derreter em meio às chamas

Pode parecer loucura, mas você sabia que alguns sprinklers derretem em meio à alta temperatura das chamas? Por isso, é fundamental investir em peças certificadas e vendidas por fornecedores de qualidade, bem como investigar as características de corrosão dos sprinklers.

Em geral, um sprinkler resistente à corrosão deve ser fabricado em aço inoxidável. Um revestimento especial como, por exemplo, o PTFE, também garante que essa peça não sofra os efeitos da corrosão. Importante: ambientes mais agressivos necessitam de sprinklers resistentes à corrosão, mesmo que se tratem de atmosferas normais.

 

 

Encontre os mais confiáveis sprinklers do mercado na Protector Fire

 

A Protector Fire é uma das maiores fornecedores de equipamentos e dispositivos de prevenção, detecção e combate a incêndios do Brasil. Temos os mais variados tipos de sprinkler, que atendem perfeitamente à necessidade do seu projeto.

Fale conosco, converse com um de nossos especialistas e veja como podemos contribuir para a segurança de edificações. Além de soluções em sprinklers temos extintores, mangueiras, esguichos, carretel de espuma e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *