Incêndio é um mal que precisa ser evitado a todo custo. Para isso, cada vez mais os sistemas de prevenção e os equipamentos têm evoluído para se tornarem capazes de evitar tragédias.
Ao longo da história, diversos incêndios de grandes proporções pegaram de surpresa milhares de pessoas. Tal fato serve de alerta para todas as situações, desde aquelas em que é necessário cuidar dos sistemas contra incêndios em residências, como os locais de grandes dimensões, como indústrias, usinas, grandes prédios e florestas.
Conheça alguns incêndios de grandes proporções que chamaram a atenção de muitas pessoas.
1 – Incêndio em área industrial de Santos
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área industrial de Santos, em São Paulo. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam intensamente durante 192 horas para controlar as chamas.
O fogo atingiu seis tanques (5 de gasolina e 1 de etanol), cada um com capacidade para 6 milhões de litros de combustível.
Para o combate, foram utilizados 1 bilhão de litros de água do mar por dia, além de um produto químico chamado cold fire, que é uma espuma especial e muito eficaz.
Trata-se de um material muito parecido com o extintor de incêndio de veículos. O produto fica em um caminhão de porte elevado e que possui um lançador que atira o produto a dezenas de metros.
2 – Incêndio na mata em Cacoal (RO)
Uma área florestal em Cacoal, que fica a 500 quilômetros de Porto Velho (RO) sofreu com um incêndio de grandes proporções.
Por ser um local de difícil acesso, os bombeiros que atuaram no combate apagaram as chamas com o apoio de abafadores e bombas costais.
Além disso, para proteger residências próximas e torres, os bombeiros fizeram a umidificação do entorno para impedir que as chamas atingiram essas áreas, colocando em risco a vida de moradores e de seus imóveis e outros bens.
3 – Incêndio em Los Angeles
Quatro prédios, em Los Angeles (EUA), foram vítimas de um grande incêndio. Devido à rápida ação dos bombeiros, não houve vítimas fatais.
As chamas eram vistas a quilômetros de distância e foi preciso uma extensa equipe, com cerca de 350 homens, para atuar no combate.
O fogo atingiu salas comerciais e apartamentos e impactou toda a região e o trânsito local.
4 – Incêndios florestais em Portugal
Portugal foi vítima de dois grandes incêndios, na região central e no norte.
Na região de Setúbal, mais de 200 bombeiros foram destacados para um trabalho que durou mais de 30 horas. O incêndio, de grandes proporções, foi alimentado pelo forte calor e pelo vento.
Outros focos se alastraram por regiões como Guarda, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, gerando muita preocupação nas autoridades locais.
5 – Incêndio no centro de São Paulo
Um incêndio de proporções elevadas atingiu um edifício comercial na esquina da Rua do Boticário com a Avenida Ipiranga. Tudo começou na madrugada e as chamas se alastraram para um prédio residencial.
Não houve vítimas fatais e foram destacadas para o combate 45 unidades. Todas as vítimas foram levadas a hospitais próximos e liberadas logo em seguida.
A importância dos equipamentos de combate a incêndios
É fácil perceber a gravidade destes tipos de incêndio. As grandes proporções alcançadas colocam em risco a vida e o patrimônio de muitas pessoas.
Se não houvesse equipamentos para o combate, enormes tragédias surgiriam a todo o momento, com perdas irreparáveis.
É por isso que a Protector Fire investe pesado na qualidade dos seus produtos.
Opções como a mangueira de incêndio predial e industrial são essenciais para a rápida atuação e combate às chamas.
Além disso, a Protector Fire conta ainda com:
Câmaras e carretas de espuma
Bicos projetores
Canhão monitor
Esguichos para canhão monitor
Líquido Gerador de Espuma (LGE)
Proporcionadores de Espuma
Sprinklers e outros acessórios