5 itens obrigatórios em sistemas de detecção de incêndio

Por | | 0 Comentário

Sistemas de detecção e alarme de incêndio necessitam de soluções completas para que funcionem perfeitamente. Estabelecimentos comerciais, industriais ou residenciais precisam estar protegidos 100% do tempo e, por isso, é fundamental investir em soluções completas.

 

Quando um equipamento está desprogramado ou desativado, as consequências em situações de incêndio são grandes. Pode, inclusive, haver perda de patrimônio e até de vidas.

 

 

Para evitar que isso aconteça, a seguir, listamos 5 itens obrigatórios em sistemas de detecção de incêndio:

 

 

1. Central de alarme

 

Item mais importante dentro de um sistema de detecção e alarme de incêndio, a central de alarme inteligente é fundamental.

 

Isso porque ele recebe informações sobre as condições dos sensores, módulos e sinalizadores. Depois, ativa as automações em caso de emergência.

 

Essa central também faz toda a análise do sistema, verificando se a instalação apresenta falhas. Problemas como curto-circuito, anormalidades gerais ou cabeamento rompido são detectados com precisão.

 

 

2. Detectores de incêndio

 

Os detectores de incêndio monitoram as condições do local e aponta sinais de fogo com rapidez, permitindo que a brigada entre em ação imediatamente.

 

Conectados à central de alarme, os detectores de incêndio precisam estar com cabeamento em dia. Se isso não acontecer, a comunicação se perde e as automações e avisos não são ativados.

 

 

3. Sinalizadores

 

Sinalizadores contemplam os avisos sonoros e/ou visuais do sistema de detecção e alarme de incêndio.

 

Eles devem estar presentes em quantidade suficiente e em pontos estratégicos para que sejam visualizados ou ouvidos.

 

 

4. Acionadores manuais

 

O sistema de detecção e alarme de incêndio deve contar, prioritariamente, com acionadores manuais.

 

Situados em pontos estratégicos da área protegida pelo sistema, eles podem ser ativados por qualquer pessoa quando o foco de incêndio não for localizado de maneira automática.

 

 

5. Módulos de entrada e saída

 

Utilizados para monitorar sinais de contato dos dispositivos como indicadores de fluxo de água, válvulas de sinal, aciona-bombas, sirenes ou interruptores de pressão, esses módulos devem estar presentes em soluções de prevenção e detecção de incêndio.

 

Eles funcionam transmitindo o sinal que receberam para o sistema de detecção e alarme de incêndio.

 

 

 

Investir em produtos e soluções é uma forma de garantir a manutenção do seu patrimônio e evitar surpresas indesejadas.

 

Se você precisa de um projeto de detecção, prevenção e combate a incêndio, fale com a Protector Fire. Somos especialistas no assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *