Condomínios são locais que abrigam uma grande quantidade de pessoas. Por isso mesmo, é fundamental adotar inúmeras medidas para garantir a segurança dos espaços e evitar incêndios.
Manutenções, posicionamento de itens de segurança em locais estratégicos, saídas de emergência… Há diversas ações recomendadas para prevenir incêndios – algumas obrigatórias e outras recomendadas.
Se você pretende saber tudo sobre prevenção de incêndios em condomínios, a seguir, te contamos alguns passos fundamentais:
1. Manutenção periódica
É extremamente importante revisar todos os equipamentos constantemente. Assim, evitam-se erros e falhas, bem como gastos desnecessários, e se aumenta a vida útil das estruturas.
Empresas especializadas em prevenção a incêndio são as mais indicadas para verificar os equipamentos e fazer a manutenção de extintores, soluções de combate às chamas, mangueiras, etc.
2. Instalação de alarmes de incêndio e detectores de fumaça
Alarmes de incêndio, detectores de fumaça e sprinklers são altamente importantes para garantir a segurança de um condomínio.
Isso porque, em caso de incêndio, o alarme dispara e avisa aos bombeiros. Os detectores de fumaça e sprinklers também são indispensáveis para evitar que o fogo se alastre.
3. Cuidado com a instalação de extintores
É obrigatório que haja pelo menos dois extintores por andar. Elas precisam atender às classes de fogo A, B e C.
A recarga dos equipamentos também é outro ponto fundamental. Ela precisa ser feita uma vez por ano e recomenda-se que se verifique, com frequência, se houve despressurização dos aparelhos.
Importante: opte por empresas credenciadas pelo Inmetro e confira, na retirada, se os lacres não foram violados.
4. Atenção às mangueiras dos hidrantes
As mangueiras devem ser enroladas corretamente e precisam estar secas para que não apodreçam.
Além disso, deve ser feito, anualmente, o teste hidrostático nos equipamentos para evitar vazamentos ou despressurização.
5. Portas corta-fogo sempre fechadas
É muito importante que as portas corta-fogo estejam sempre fechadas. Além disso, elas nunca devem ser trancadas.
Se o condomínio for muito antigo e não tiver estrutura para receber as portas corta-fogo, é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para saber quais são as medidas de segurança recomendadas.
6. Monte um plano de emergência
Todos os moradores devem saber o que fazer em caso de incêndio. A melhor forma de garantir esse treinamento é montar um plano de emergência, mostrando todas as saídas e a localização dos equipamentos para deter as chamas.
Essas instruções podem ser enviadas por circular ou coladas em locais estratégias do condomínio. Treinamentos contra incêndio também são indicados.
Ao seguir essas instruções seu condomínio fica muito mais seguro e prevenido. Se todos se conscientizarem e entenderem a necessidade desse tipo de ação, os riscos de perda de vidas ou patrimônio são consideravelmente menores.