A Válvula de Governo e Alarme (VGA) é um dispositivo importantíssimo no combate a incêndios e atua em conjunto com o Sprinkler automático, formando um sistema eficiente.
Trata-se de um dispositivo de detecção de fluxo e alarme, desenvolvido para instalação na tubulação principal do sistema de Sprinkler.
No combate aos incêndios, sua função é atuar como um alarme a partir da abertura do Sprinkler automático.
E condições normais se mantêm em posição estática e fechada e as tubulações do sistema permanecem constantemente pressurizadas e cheias. E isto faz com que a vedação da portinhola seja mantida contra a sede sulcada da válvula por meio do equilíbrio da pressão antes e depois da portinhola.
No momento em que o Sprinkler automático é acionado, ocorreu um desequilíbrio entre as pressões. Com isso, a portinhola se levanta e o fluxo de água entra no sistema onde é distribuído para a região onde está ocorrendo o incêndio. Além disso, uma pequena quantidade de água também passa pelas ranhuras da sede, indo até os dispositivos de Alarme.
Câmara de Retardo – cuidando das falhas no sistema
A Câmara de Retardo tem função importante no sistema de prevenção. Sua atuação está no fato de que ela previne falsos disparos dos instrumentos de sinalização. Ela só permite a passagem da água após o seu completo abastecimento. Isso permite que os picos de pressão sejam absorvidos.
Funções
Além de tudo o que já foi citado, podemos citar como funções da Válvula de Governo e Alarme:
1 – A VGA faz soar um alarme quando há acionamento de um ou mais Sprinklers.
Não existe perigo do sistema não funcionar no caso de falta de energia, pois esse alarme acontece através da ação de um motor hidráulico, que é movido pelo fluxo de água da rede de Sprinkler.
2 – A VGA compartimenta a rede de Sprinkler em áreas de operação mais específicas. Isso permite que manutenções sejam realizadas na rede de Sprinkler de forma mais rápida e segura, pois é preciso que o sistema fique inoperante para que haja manutenções.
3 – A VGA funciona também como uma válvula de retenção. Esse fato garante a pressão na rede de Sprinklers, o que permite que os focos de incêndio sejam combatidos através do Sprinkler, mesmo antes do acionamento da bomba hidráulica.