Edificações têm um grande desafio no momento de conceber um sistema de detecção e combate a incêndio. São necessários projetos de engenharia contemplando tubulações e áreas dedicadas à brigada de incêndio, bem como um sistema de sprinklers, distribuídos por uma rede interligada de conexões. Espaçamento, quantidades e pressão da água devem fazer parte das especificações de um especialista em segurança para garantir o seu perfeito funcionamento.

 

O sistema de sprinklers é sempre acionado por um elemento sensor, que detecta a elevação de temperatura no local e libera quantidades constantes de água para combater as chamas e resfriar o local. Seus componentes básicos são orifício de entrada, uma ampola que mede a temperatura local, e um defletor. O grande diferencial do sistema de sprinklers é que ele atua apenas sobre a área em chamas, empregando a quantidade exata de água e evitando inundações.

 

Indicação do sistema de sprinklers

O sistema de sprinklers é ideal para indústrias, armazéns, shoppings, edifícios e hotéis. Dependendo da construção, é possível optar pelo sistema de sprinklers tubulação molhada e dilúvio, podendo utilizar disparo automático, manual mecânico e manual elétrico. No Brasil, a maioria dos sprinklers disponíveis no mercado se abrem à temperatura de 68 Cº, porém é possível encontrar sistemas de sprinklers com outras características.

 

sprinklers K25
sprinklers K25

Como funciona um sistema de sprinkler

O sistema de sprinkler funciona da seguinte maneira: o bulbo do sprinkler se rompe assim que a temperatura se eleva e libera água de forma circular, podendo cobrir uma área de até 16m². Cada sprinkler é liberado individualmente e, por isso, não há riscos de todo o ambiente ser alagado. Para chamas graves há, ainda, os sprinklers K25 (Sprinkler de Supressão Prévia e Resposta Rápida), que responde mais rapidamente a chamas crescentes e descarrega uma grande quantidade de água.

 

sprinklers ESFR
sprinklers ESFR

Sistema de sprinkler com sprinklers ESFR

Locais que pedem uma rápida ação de combate ao fogo pedem uma rede de sprinklers ESFR, que atuam pelo princípio de combate total das chamas e não apenas de controle. Esse tipo de sistema de sprinkler opera no estágio inicial do problema e é indicado para edifícios com até 12,2 metros de altura e inclinação máxima de telhado de 9,5°.

 

 

 

Monte um sistema de sprinkler com a Protector Fire

Após uma avaliação precisa de engenharia e de especialistas de segurança, seu patrimônio está pronto para receber um sistema de sprikler equipado com tecnologia de ponta e esses equipamentos você encontra na Protector Fire, que também comercializa extintores, bem como equipamentos de detecção e os mais diversos tipos de soluções para combater chamas das mais diversas naturezas. Encontre em contato e conheça o nosso portfólio!