Quando se fala em combate a incêndio, imediatamente pensamos em mangueiras e extintores, não é mesmo? Entretanto, há inúmeros sistemas para eliminar as chamas, que se complementam e são indicados de acordo com as características do local e suas necessidades específicas.
A fumaça é algo extremamente perigoso. Por isso, ela deve ser combatida de maneira rápida e eficaz. Edificações precisam, ainda, incluir soluções para facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros eliminar totalmente as chamas.
Conheça, a seguir, as principais soluções para combater incêndios:
Sprinklers automáticos
Os sprinklers automáticos são sistemas acionados de maneira independente e que respondem perfeitamente às chamas. Eles podem funcionar de maneira individual, focada apenas no local em que houver fogo, ou em conjunto, para resfriar todo o ambiente, no caso do sistema dilúvio de sprinkler.
Esses chuveiros automáticos operam automaticamente assim que temperaturas elevadas forem detectadas. Podem controlar ou extinguir completamente o fogo, dependendo de suas características técnicas.
Embora ainda não exista legislação específica sobre os padrões técnicos dos sprinklers, é fundamental instalá-los em edificações, principalmente as que contenham itens de grande valor.
Alarmes de incêndio
Sistemas de alarme monitoram o prédio. Assim, ao menor indício de focos de incêndio, soam alarmes sonoros e visuais. Na sequência, uma unidade de controle recebe entradas de todos os dispositivos e ativa os sistemas de notificação.
Alarmes de incêndio são bastante úteis tanto para avisar toda a brigada quanto para acionar os dispositivos automáticos.
Sistemas de controle de fumaça
A fumaça não limita apenas a visibilidade, mas também pode causar envenenamento se grandes quantidades forem inaladas.
O controle de fumaça age detectando seus focos, evitando seu acúmulo e removendo-a da edificação. Os sistemas de controle de fumaça podem ser tanto mecânicos quanto passivos. Em ambos os casos, seu objetivo principal é manter as escadarias livres de fumaça.
Projetar um sistema de combate a incêndio pede a análise de diferentes aspectos. É preciso entender o uso, a ocupação do local e se há outros sistemas instalados.
Empresas experientes e que trabalhem com as mais diferentes soluções, como a Protector Fire, são ideais para identificar as melhores abordagens e equipamentos para trazer o máximo de proteção contra incêndios.