Extintores de incêndio foram criados para o combate de pequenos focos de incêndio. Eles podem ser encontrados em diferentes tipos e possuem diferentes substâncias que servem cada um para uma classe de incêndio e para uma situação específica. Vamos conhecer alguns tipos de extintos, seu funcionamento e sua função específica.
O extintor com água pressurizada é indicado para incêndios de classe A, aqueles em madeira, papel, tecido e materiais sólidos em geral. A água contida nele age por resfriamento e abafamento de acordo com a forma como for aplicada.
O extintor com gás carbônico é indicado para incêndios de classe C, que ocorrem em equipamentos elétricos emergíamos, uma vez que ele não é condutor de eletricidade. Nesse tipo de incêndio não é recomendado que seja utilizado água, uma vez que ela é uma boa condutora de eletricidade e pode acabar aumentando o incêndio ao invés de extingui-lo. Ele também pode, porém, ser utilizado em incêndios de classes A e B.
O extintor com pó químico seco é indicado para incêndios de classe B, que ocorre por conta de líquidos inflamáveis. Ele age por abafamento e também pode ser utilizado em incêndios de classes A e C.
Também não é recomendada a utilização de água em produtos químicos como o pó de alumínio, magnésio e carbonato de potássio, pois eles reagem com a água de forma violenta.
É importante aprender a utilizar os diferente tipos de extintores de incêndio e conhecer os locais onde eles estão instalados, assim como a localização dos demais equipamentos de proteção contra fogo.