A brigada de incêndio tem a função de salvaguardar o patrimônio da empresa e a vida de seus funcionários, estando sempre de prontidão para qualquer situação adversa e sendo capacitados para agir da melhor forma possível.
De exigência legal, a brigada é obrigatória em qualquer estabelecimento empresarial, sendo de suma importância para a segurança. Sua ação é vital, extinguindo o foco de incêndio nos seus primeiros 5 minutos, antecedendo o serviço do Corpo de Bombeiros e auxiliando as pessoas para que não haja vitimas e caos no local. A brigada é formada por funcionários voluntários, com treinamento adequado para atuarem na prevenção, no auxílio da saída das pessoas com segurança, na prestação de primeiros socorros e no combate a um princípio de incêndio.
Entre as medidas de prevenção estão a avaliação dos riscos existentes no local, a inspeção geral dos equipamentos de combate ao incêndio, como sprinklers e extintores de incêndio, além da realização de exercícios de simulação de incêndio e rotas de fuga. E as medidas mais dinâmicas e arriscadas, as de ação, são a identificação da situação, alarme e abandono da área, corte da energia do local, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros às vítimas e combate ao princípio de incêndio.
Em suma, uma empresa que visa qualidade e funcionalidade em todos os aspectos deve tem uma brigada de incêndio em suas instalações, tendo em vista que a segurança de seus funcionários é uma prioridade. Incêndios se alastram rapidamente, colocando assim a vida das pessoas no local em risco, podendo se intoxicar com a fumaça antes mesmo de ter contato com as chamas. Em casos mais graves, a brigada é responsável pelo salvamento de inúmeras vidas, pois cada segundo conta quando se trata de vítimas de incêndio.