As causas de incêndios podem ser as mais diversas, como descargas elétricas ou atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade), etc. Para evitar que desastres aconteçam na sua empresa, você deve tomar alguns cuidados básicos. Primeiramente, procure certificar-se de que na sua empresa haja os dispositivos automáticos contra incêndio conhecidos como sprinklers, caixas de incêndio, alarmes de incêndio, para-raios e extintores de incêndio. Verifique se estão corretamente instalados, dentro do prazo de validade e bem localizados.
Além desses equipamentos básicos, também é necessário tomar alguns cuidados, como não sobrecarregar tomadas, pois isso afeta as instalações elétricas e constitui uma das principais causas de incêndios. Fique atento também ao estado das instalações elétricas, pois fios descascados, quando encostam uns nos outros, provocam curto-circuito e faíscas.
Certifique-se ainda de que seu botijão esteja em local ventilado e sempre que possível verifique possíveis vazamentos nele, trocando-o imediatamente, caso constate a mínima irregularidade. Mantenha sempre corredores, escadas e saídas de emergência livres de obstáculos. Mesmo que provisoriamente, nunca guarde produtos inflamáveis nesses locais. Note que as portas corta-fogo não devem conter trincos ou cadeados. Conheça bem o edifício onde você circula, principalmente os meios de escape e as rotas de fuga.
Afora tais medidas de proteção básicas, certifique-se de que a Brigada de Combate a Incêndio faça uma vistoria semestral no seu edifício. E, no caso de perceber um principio de incêndio, acione imediatamente o alarme e aja de acordo com o plano de evacuação, nunca utilizando os elevadores. Logo a seguir chame o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.