Sabemos que você está atento a tudo o que diz respeito a incêndio, não é verdade? Afinal não é nada mau se calçar de todas as técnicas e sistemas de prevenção e combate às chamas.
E o tema de hoje é a Válvula de Governo e, muito mais do que isso, vamos entender como é feita a manutenção deste dispositivo.
A Válvula de Governo é um equipamento de detecção e alarme e deve ser instalada na tubulação principal de sprinkler. Quando o sprinkler automático se abre, ela dispara o alarme de incêndio.
Esse alarme é acionado através de um motor hidráulico, que é movido pelo fluxo de água do sprinkler. Com isso, mesmo que falte energia, ele não deixará de funcionar.
E como todo equipamento, fazer uma manutenção periódica e preventiva é a garantia de que o sistema vai funcionar perfeitamente quando houver necessidade.
No caso da Válvula de Governo, a manutenção é realizada deixando uma parte do sistema inoperante. Como?
A Válvula de Governo e Alarme possui a possibilidade de separação em áreas de operação com a rede de Sprinkler. Com essa separação, é possível deixar uma área específica sem funcionar sem que isto prejudique o funcionamento do sistema de combate a incêndios.
É importante, após a manutenção, que as válvulas sejam abertas, senão os chuveiros que são acionados pela ação do fogo não aspergirão água para combater as chamas.