Sprinklers e projetores – entenda a diferença

Por | | 0 Comentário

O risco de incêndio está presente na maioria dos ambientes, internos e externos, e, quando ocorre, pode destruir não só artefatos de valor como causar danos à saúde e tirar vidas. Por isso é importante implementar, em prédios e ambientes públicos e privados em geral, sistemas de segurança contra incêndio, que auxiliarão no controle do fogo até que os bombeiros cheguem no local.

Esse tipo de sistema é composto por uma variedade de aparatos projetados para essa finalidade e que variam de acordo com as necessidades de cada ambiente em específico. Sprinklers e projetores são componentes especialmente importantes do sistema de segurança contra incêndios e, apesar de serem facilmente confundidos entre si, não são a mesma coisa, cada um possuindo características específicas e atuando de uma forma particular.

Sprinklers

Os sprinklers são pequenos chuveiros automáticos e fazem parte de um sistema de tubulações fixas que integram redes subterrâneas e a área onde são dispostos. Eles são ligados permanentemente a um ou mais abastecimentos de água para que, em caso de incêndio, seja possível a aplicação da água de extinção automática e diretamente sobre o local do ocorrido através do rompimento do selo sensor de temperatura presente em cada um dos sprinklers, permitindo a passagem da água e o acionamento simultâneo do alarme de incêndio.

Projetores

Já os projetores são instalados em tubulações secas, onde o fluxo de água é controlado manual ou automaticamente por uma válvula de controle, que é disparada quando ocorre a ativação de um detector de fumaça ou de calor. Em caso de incêndio, portanto, os projetores descarregam jatos cônicos de água nebulizada em velocidade controlada e uniforme para que o fogo seja extinguido por meio do processo de resfriamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *