No âmbito da gestão de segurança das empresas, uma das maiores preocupações é evitar o risco de incêndios, acidentes que podem provocar sérios danos materiais, além de perdas humanas. A eficiência dos sistemas de controle e combate aos incêndios dentro das organizações é fundamental, pois pode ser decisiva em uma situação de risco real.
Para aprimorar estes aspectos de prevenção e combate aos focos de incêndio dentro dos ambientes profissionais e organizações de todos os portes e segmentos, a melhor opção é investir em chuveiros elétricos, que se agrupam em uma rede automatizada de sistemas de água acionados quando a temperatura do ambiente interno se torna elevada.
Estes acessórios garantem máxima eficiência no combate de incêndios em edificações, escritórios e centros comerciais, controlando qualquer possível foco de fogo sem a necessidade de intervenção humana.
Dicas para uma melhor utilização
Também conhecidos como Sistemas de Sprinklers, os chuveiros elétricos formam uma rede inteligente e automática, que dispara o fluxo de água com o objetivo de controlar ou extinguir as chamas assim que o sensor capta qualquer alteração de temperatura no ambiente. O sistema reduz de maneira significativa as chances de o fogo se espalhar, causando danos e prejuízos mais graves.
Os bicos de sprinkler são acionados individualmente, garantindo um fluxo de água controlado, que age diretamente no fogo. Para melhor utilização, a estrutura deve ser projetada de forma personalizada para cada ambiente, após a realização de uma avaliação sobre todos os aspectos e riscos do local.
Também é essencial garantir a qualidade da tubulação aérea de água pressurizada, pois ela será a responsável por abastecer os chuveiros e liberar o fluxo de água em momentos de risco. Neste sistema de prevenção e combate de incêndios, o próprio aumento do calor em determinado ambiente é o mecanismo empregado para definir quando a ampola deve se expandir, quebrar o vidro e liberar a água. Por isso, este tipo de sistema não precisa da intervenção humana.
Cuidados obrigatórios
Você sabia que a principal causa de incêndios em ambientes profissionais são as ocorrências de curtos-circuitos? É comum que sejam feitos reparos emergenciais ou manutenções na rede elétrica quando existe a necessidade de expansão ou de correções, mas vale dizer que, apesar de parecerem simples, as instalações elétricas são bastante complexas, exigindo que qualquer trabalho seja executado apenas por profissionais qualificados, com ampla bagagem profissional e conhecimentos específicos.
Fique atento a fios descascados, amassados ou corroídos. Em todos estes casos, eles devem ser substituídos imediatamente. A temperatura dos aparelhos também deve ser observada cautelosamente. Caso estejam superaquecidos, não deixe de chamar um especialista.
Outra orientação é não ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, uma vez que isso pode sobrecarregar a rede elétrica e, consequentemente, causar um incêndio.
Ter prudência e cautela é fundamental para evitar as ocorrências de fogo. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Converse com a Protector Fire e conheça os sistemas de chuveiros elétricos para empresas!