Cozinhas industriais ou até residenciais podem, subitamente, serem acometidas por chamas devido a incêndios em óleo. Quando isso acontece, saber a melhor forma de eliminar o incêndio é fundamental para controlar a emergência e evitar acidentes e queimaduras.
Poucas pessoas sabem, mas as chamas em óleo quente se propagam com água. Portanto, é terminantemente proibido combatê-las com essa solução e, por isso, é fundamental entender que tipo de solução elimina o fogo em óleo e tê-la sempre em mãos para emergências.
O que fazer para combater as chamas em óleo quente
Existem alguns passos que garantem a completa extinção das chamas em óleo quente. O primeiro deles inclui desligar o queimador do fogão. Não é recomendável mover a panela, pois isso pode te queimar e fazer com que o óleo respingue em você.
A segunda iniciativa prevê colocar uma tampa sobre a panela. Isso garante que o oxigênio que mantém o fogo acesso seja cortado. Entretanto, essa ação deve ser feita com muito cuidado e luvas de cozinha.
Se você estiver em um ambiente industrial, utilize um extintor de incêndio classe K para eliminar as chamas em óleo quente. Esse tipo de extintor possui uma mistura ideal para eliminar o fogo causado por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha.
Equipados com um agente químico úmido (saponificante) esse extintores de classe K são indispensáveis em ambiente com fogões industriais e sujeitos a incêndios.
Fogo em óleo de cozinha: o que não fazer?
Existem algumas medidas que são totalmente contraindicadas quando o assunto é incêndio em óleo de cozinha. São elas:
- Nunca jogue água sobre a panela
Muitas pessoas acreditam que a água extingue as chamas provenientes do incêndio em óleo. O que elas não sabem é que água e óleo não se misturam e, nesses casos, a junção desses dois elementos pode trazer sérios problemas e, inclusive, aumentar as chamas.
- Não abane o fogo
Toalhas, aventais, panos ou até abanadores só pioram a situação. Quando alguém toma esse tipo de iniciativa, apenas ventila as chamas e espalha ainda mais o fogo.
- Não mova a panela do lugar
A panela em chamas não deve nunca ser movimentada. Isso porque, se você mexer nessa peça, ela pode espalhar gotas de óleo ardente, pingando em sua pele ou piorando o incêndio.
Gostou das dicas? Saber como agir em casos de incêndios com óleo de cozinha é essencial, já que essa situação é mais comum do que se imagina.
A Protector Fire atua trabalha, há décadas, com extintores de todas as classes, incluindo a K. Temos, ainda, soluções como sprinklers, mangueiras, carreteis, líquido gerador de espuma e muito mais.