Se você teve a sorte de nunca ter enfrentado um incêndio na vida, pode até chegar a pensar que esse tipo de situação é algo que está muito distante de sua realidade, mas não é! O fato é que, infelizmente, esses acidentes são mais comuns do que pensamos, sendo que um único descuido pode ser suficiente para que o pior aconteça e tudo seja consumido pelo fogo em questão de minutos.
Para não precisar passar por uma ocasião traumatizante como essa, existem algumas orientações que podem facilitar a prevenção contra incêndios, tanto no ambiente profissional como dentro de casa. Confira!
Atenção com os aparelhos elétricos
Os equipamentos domésticos que utilizam a eletricidade como fonte de energia se tornaram extremamente necessários no dia a dia, mas devem ser utilizados com responsabilidade. Exemplos são o aquecedor, o ferro de passar roupa, a torneira e o chuveiro elétrico. Se possível, busque evitar ligá-los todos ao mesmo tempo, já que isso pode sobrecarregar a rede elétrica da casa, causando incêndios.
Faça revisões periódicas na fiação de sua residência ou local de trabalho, não deixando nenhuma tomada ou disjuntor sem manutenção. Basta um ligeiro superaquecimento para que as chamas se iniciem, causadas por pequenas fagulhas. Outra dica é não sobrecarregar tomadas com benjamins, adaptadores ou extensões.
Adotar um Sistema de Sprinklers pode ser a solução. Trata-se de uma rede inteligente de pequenos “chuveiros” automáticos, que busca controlar ou extinguir as chamas logo no começo, sem que haja a necessidade de intervenção humana. O equipamento é controlado por uma válvula de governo e um alarme, que é ativado quando detecta algum foco de fogo.
Sinalize o perigo
Em edifícios empresariais ou residenciais, uma importante orientação é adotar o uso de luzes de emergência, que funcionam quando há a interrupção da rede elétrica. Na ausência de energia, você e sua família ou colegas de trabalho não precisarão se preocupar em acender velas, que podem representar um perigo imenso.
Neste tipo de ambiente, um item indispensável é o Carretel Mangotinho, cuja instalação é essencial em locais onde se faz necessário um sistema preventivo. Além disso, a utilização deste produto está prevista em Lei, pelo Decreto Estadual do Estado de São Paulo, número 46.076/2001.
Esguichos manuais também são bem-vindos, pois têm vazão regulável, com jatos combinados em diversos níveis. A manipulação é fácil e rápida.
Cuidados diários
Ao longo do cotidiano, existem inúmeras observações a serem realizadas constantemente. Ao sair de casa ou do local de trabalho, não deixe equipamentos eletrônicos ligados. Nunca se sabe quando pode acontecer um pico de energia, gerando faíscas e, por consequência, um incêndio.
Fique atento às tempestades com grande incidência de raios. Em situações assim, não deixe de tirar todos os aparelhos das tomadas. Caso seja impossível, dê preferência aos estabilizadores. Por fim, evite manter tecidos, como cortinas, carpetes, toalhas ou tapetes, próximos aos interruptores.
Em todos os lugares, é sempre válido garantir a presença de extintores. São itens obrigatórios em áreas comerciais, industriais e prédios. Fique atento às necessidades de seu ambiente, para se assegurar de ter adquirido o tipo correto de extintor.
Converse com a equipe da Protector Fire e conheça todos os equipamentos de segurança contra incêndios indicados para sua casa ou empresa!