Escolher um sistema de prevenção de incêndio eficiente é a melhor forma de evitar acidentes e grandes perdas. Equipamentos confiáveis, bem como soluções bem pensadas e adequadas às características do local são indispensáveis.
Cada edificação tem suas próprias necessidades. Por isso, é fundamental avaliar suas características e escolher os equipamentos anti-incêndio mais adequados. Sprinklers, extintores de incêndio, mangueiras, esguichos, detectores de fumaça e outros dispositivos devem ser avaliados nesse momento.
A seguir, listamos algumas dicas para que você acerte na escolha do melhor sistema de prevenção de incêndio. Acompanhe:
1. Escolha a opção de linha endereçável para espaços grandes?
O sistema de prevenção de incêndio endereçável é altamente preciso e indicado para espaços maiores. Sua central de alarme possibilita a rápida identificação do foco de incêndio e o dispositivo de detecção que foi acionado.
Em geral, a atuação desse sistema é mais rápida e direcionada. Assim, as chances de grandes danos são bem menores devido à tecnologia do sistema endereçável, mais apurada que a tradicional.
Por meio dela, a central mantém contato com cada dispositivo, detectando possíveis falhas de forma mais assertiva. Assim, cada detector ou acionador recebe um número, que é seu endereço – por isso o nome “endereçável”.
Estão presentes nessa linha equipamentos como acionadores, detectores, sirenes, painéis repetidores e módulos.
2. Avalie o sprinkler que funciona melhor para você
O sprinkler é um dispositivo indispensável para diversos tipos de edificações. Isso porque, com seu formato de chuveiro, ele dispersa a água do teto de maneira uniforme até controlar ou eliminar o foco de incêndio.
Quando o sprinkler alcança determinada temperatura, o calor libera a água de dentro desse dispositivo. Entretanto, para que ele funcione perfeitamente, é indispensável que seja escolhido o modelo ideal, que deve ser instalado nas posições corretas.
3. Invista em acessórios para um projeto anti-incêndio
O projeto de detecção e combate a incêndio precisa de itens complementares, que são fundamentais para o seu sucesso. São eles:
· Cabos blindados para interligação dos dispositivos;
· Fontes de alimentação para sirenes e módulos;
· Luminárias para a iluminação de emergência;
· Programador de endereços, que endereça os dispositivos conectados à central de alarme;
· Sinalizadores para indicar as saídas de emergências;
· Gás para testar o acionamento dos detectores de fumaça e do tipo óptico.
4. Avalie o modelo ideal de acionador
Cada edificação pede um tipo específico de acionador. Existem, por exemplo, acionados manuais, com martelinho para quebrar o vidro, que deve ser utilizado em ambientes externos.
Há, ainda, acionadores manuais confeccionados em ABS, para uso em locais internos ou externos. No sistema de prevenção de incêndio convencional, o acionador é uma botoeira confeccionada em ABS. Geralmente, o botão de cor verde liga e o de cor vermelha desliga o equipamento.
Conte com equipamentos e soluções anti-incêndio eficientes. A Protector Fire trabalhar, há décadas, com os melhores produtos para garantir a preservação do seu patrimônio.