O Líquido Gerador de Espuma (LGE), também conhecido por alguns especialistas como Líquido Concentrado Formador de Espuma, é um detergente líquido concentrado, especialmente desenvolvido para, ao se misturar com água (pura, do mar ou salobra), formar uma espuma de combate a incêndio. Esta espuma é uma massa de bolhas pequenas que possui densidade menor que da água e de muitos líquidos inflamáveis.
Os LGEs podem ser classificados com relação a sua taxa de expansão. Os de baixa expansão são utilizados para combate ao fogo produzido por líquidos inflamáveis (Incêndios Classe B) ou por combustíveis como papel e madeira (Incêndios Classe A). Os de média expansão são utilizados principalmente para abafar o vapor produzido por agentes químicos perigosos. Já os de alta expansão são utilizados em espaços confinados como porões, minas e navios. Nestes casos a aplicação deve ser feita a partir de um gerador de espuma específico.
A espuma produzida a partir de um LGE é um agente que resfria e cobre superfícies. Nos incêndios de classe A, a espuma extingue o fogo abaixando a temperatura do combustível, eliminando seu oxigênio, isolando a superfície em chamas e liberando água. As vantagens de um líquido gerador de espuma para incêndios classe A são inúmeras, pois permite o uso de outros métodos de combate a incêndio, como o pó químico seco e sprinklers. Também pode ser usado em extintores portáteis e melhora a atuação da água.
No caso dos incêndios classe B, o uso da espuma é eficaz, pois elimina o ar dos vapores inflamáveis, separa a chama das superfícies do combustível, além de resfriar a superfície combustível e as superfícies em volta. A espuma deve ser utilizada como se fosse água para apagar incêndios de origem elétrica e seu uso não é recomendado.
É ideal que qualquer incêndio seja controlado por um profissional habilitado, mas em caso de emergência lembre-se de nunca direcionar o jato de espuma direto para a chama, isso fará com que o fogo e o combustível se espalhem, aumentando o incêndio.