Projetar um sistema de proteção contra incêndio, nem sempre é uma tarefa simples, mas se for executada com perfeição é garantia de sucesso. Porém, para que tudo funcione perfeitamente é essencial que algumas etapas sejam seguidas com precisão.
Nesse artigo mostraremos à você as etapas principais e o segmentos que devem ser cumpridos.
Conhecer os requisitos locais: De forma geral, as normas e regulamentações locais irão ditar as especificações técnicas para o projeto do sistema de sprinklers. Conhecer as normas de segurança contra incêndios em sua área, pois eles afetar o tipo de mangueira e acessórios que podem ser usados, o espaçamento e o número de sprinklers necessários, além de outas especificações necessárias do sistema.
Fazer um levantamento do local: Analisar de forma completa o local onde o sistema será instalado para assim, determinar o tamanho e a quantidade de mangueiras e sprinklers necessários. Considere o tamanho e o tipo de edificação, o tipo de uso, o número de andares, o tipo de telhado, as dimensões das salas, corredores e escadas, e outros fatores que possam influenciar o projeto.
Escolha corretamente os materiais: As mangueiras flexíveis para sprinklers podem ser feitas de vários materiais, como PVC, poliéster, borracha ou algum outro material resultante da combinação deles. Portanto, escolha o material apropriado que seja resistente ao fogo, durável e que atenda aos requisitos de segurança contra incêndio.
Determinar o espaçamento adequado dos sprinklers: O espaçamento dos sprinklers depende muito do tipo de ambiente que serão instalados. Geralmente, os sprinklers devem estar espaçados a uma distância não maior que 4,6 metros entre si. Em áreas com risco de incêndio mais alto, o espaçamento dos sprinklers deverá ser menor.
Instale os sprinklers: Agora que você já determinou o espaçamento, chegou a hora de instalar os sprinklers. De forma geral, os sprinklers devem ser instalados no teto ou na parede, conforme necessário. As mangueiras flexíveis para sprinklers serão conectadas a esses sprinklers.
Conecte as mangueiras: As mangueiras flexíveis para sprinklers, como disse anteriormente, são conectadas aso sprinklers e à fonte de água. Certifique-se se, as conexões, estão apertadas e se as mangueiras estão livres de danos e obstruções.
Teste o sistema: Após realizar todos esses procedimentos chegou a hora de testar seu sistema. Teste todos os sprinklers, mangueiras e conexões para garantir que não haja vazamentos ou outros problemas.
Vale ressaltar que, o projeto e a instalação de um sistema de sprinklers devem ser realizados pro um profissional capacitado e experiente, seguindo em normas e regulamentações locais,
A Protector Fire garante as melhores mangueiras flexíveis para os sistemas de sprinklers, assim assegurando o melhor produto, um sistema de proteção contra incêndio contando com nossos produtos, é certeza de sucesso!