Válvulas de governo são equipamentos que têm a função básica de dividir uma rede de chuveiros automáticos em diferentes áreas de proteção. Indispensáveis em sistemas de sprinklers, elas devem ser instaladas em um local de fácil acesso.
Constituído de tubulações fixas, o sistema de válvulas de governo é imprescindível para o bom funcionamento dos sprinklers. Eles, aliás, garantem a segurança dos ambientes e o rápido combate às chamas em situações de incêndio, mas necessitam de válvulas para funcionarem bem.
A seguir, conheça melhor a válvula de governo e suas principais funções!
O que é uma válvula de governo
A válvula de governo é um sistema formado por tubulações fixas, devidamente fixadas com suportes para conferir estabilidade ao sistema e atender às normais vigentes.
Integrada ao sistema de sprinkler, que detecta e combate o início das chamas em ambientes empresariais ou industriais, a válvula de governo é ligada a um abastecimento de água, no qual os sprinkles são dispostos regularmente sobre as áreas a serem protegidas.
Equipados com um elemento termossensível, que é a ampola de vidro transparente, caracterizada pela sua resistência e rigidez, os sprinklers são obrigatórios em inúmeras construções. Por isso mesmo, para funcionarem com máxima eficiência, necessitam da válvula de governo.
Esta ampola e seu conteúdo, inclusive, são de natureza permanente e invariável, e não sofrem alteração com a passagem do tempo ou condições atmosféricas. Elas possibilitam a passagem da água quando a temperatura alcança um valor específico para o seu funcionamento.
Como agem as válvulas na rede de sprinkler
A válvula de governo age diretamente na rede de sprinkler. Quando a rede está instalada e pressurizada, a pressão depois da válvula de governo é maior ou igual à registrada antes da válvula de governo, que só permite o fluxo na direção dos sprinklers.
Em caso de aumento de temperatura e quando os bicos dos sprinklers se abrem, a pressão depois da válvula de governo cai, e a pressão antes da válvula de governo fica superior, fazendo com que ela se abra e libere o fluxo de água.
Depois, quando a água passa pela válvula, aciona também o gongo de alarme, soando um sinal sonoro. Para a segurança do sistema todo, é fundamental que se faça uma revisão e testes regularmente.
É preciso, ainda, avaliar os seguintes pontos:
• Agressividade do meio ambiente;
• Abastecimento de água;
• Atividade desenvolvida no local, já que manutenções que desativem qualquer um dos componentes do sistema pode eliminar a capacidade de proteção contra incêndio.
A válvula de governo, juntamente com o sistema de sprinkler, é indispensável no combate a incêndios, evitando que as chamas se espalhem antes da chegada dos bombeiros.
A Protector Fire é especializada na fabricação e distribuição de válvulas de governo, além de hidrantes, sprinklers, mangueiras e muito mais. Fale conosco e seja atendido por um de nossos especialistas!