Detector de calor: entenda seu funcionamento e utilidade

Por | | 0 Comentário

Sistemas de prevenção e combate a incêndios utilizam tecnologias modernas e podem ser complementares entre si. Assim, é mais fácil identificar possíveis situações de risco e iniciar os procedimentos de esvaziamento e resfriamento do local.

Sistemas como detectores de fumaça e calor, sprinklers, sinalizadores e tantos outros são fundamentais. Falando mais especificamente do detector de calor, é importante dizer que ele se difere do detector de fumaça, pois monitora a temperatura local.

 

 

Como funciona o detector de calor

O detector de calor monitora a temperatura do ambiente, alertando se ela estiver acima dos valores aceitáveis. Conhecido também como termovelocímetro, esse equipamento é acionado a 56º C ou quando identifica uma variação de temperatura superior a 8º C em apenas um minuto.

É importante destacar que o detector de calor é diferente do de fumaça. O segundo identifica quando há fumaça no ambiente e emite um alerta a partir disso.

Em geral, o detector de calor é utilizado em ambientes em que o calor intenso e as chamas mais altas surgem no começo do incêndio. Assim, os locais mais propensos a recebê-lo são áreas de armazenamento de produtos inflamáveis, cozinhas industriais, proximidades de motores, etc.

Em situação de emergência, o detector de calor funciona com base na ação dos termistores. No equipamento, há dois termistores, sendo que o primeiro fica exposto à temperatura do ambiente e o segundo fica em um compartimento interno, fechado.

Se houver um incêndio, o termistor exposto passará por um aumento na temperatura, ao passo que o dispositivo lacrado demorará mais tempo para sofrer essa mudança. A partir dessa diferença, o sensor é ativado.

 

Por que usar um detector de calor

O detector de calor é de fundamental importância para detectar e notificar casos de incêndio em locais que não possam receber o detector de fumaça. Em alguns casos, eles podem até atuar em conjunto.

Seu uso facilita o processo de evacuação em casos de emergência e, por isso, há diversos tipos de detectores de calor. O importante é escolher o que melhor atende às necessidades de uma edificação.

 

A Protector Fire trabalha com equipamentos de proteção, detecção e controle de incêndios. Fale conosco e veja como é possível obter as melhores soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *