O combate às chamas é um assunto muito sério e que deve ser tratado com muitos detalhes, pois a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, seja em casas, prédios ou em qualquer lugar onde haja a presença de vidas humanas.
Nesse quesito, a escolha da mangueira deve ser muito criteriosa a fim de que a água seja utilizada de maneira eficiente nos incêndios e haja preservação de pessoas e bens materiais.
Hoje trataremos de uma parte específica: a característica da edificação, que pode ser predial ou industrial e os tipos de mangueira para cada um.
Local de Aplicação
– Tipo 1 – utilizada em edifícios residenciais.
– Tipo 2 – utilizada em edifícios industriais, comerciais e Corpo de Bombeiros.
– Tipo 3 – utilizada em áreas navais, industriais e Corpo de Bombeiros.
– Tipo 4 – utilizada em área industrial, onde seja necessária uma maior resistência à abrasão.
– Tipo 5 – utilizada em área industrial, onde seja necessária uma maior resistência a abrasão e superfícies quentes.
Mangueiras
– Modelo Predial (Tipo 1) – Tecida em fio de poliéster e tubo interno de borracha sintética. É resistente à deterioração por fungo e bolor, leve e compacta e é destinada a edifícios residenciais.
– Modelo Industrial (Tipo 2) – tecida com reforço têxtil e tubo interno de borracha sintética de alta tenacidade.
– Modelo Industrial (Tipo 3) – Tecida com duplo reforço têxtil e é confeccionada em fio de poliéster de alta tenacidade.
– Modelo Industrial (Tipo 4) – Tecida com reforço têxtil singelo e é confeccionada com fio de poliéster de alta tenacidade, em diagonal (tipo sarja).
– Modelo Industrial (Tipo 5) – Tecida com reforço têxtil, em fio sintético de alta tenacidade e com revestimento externo. O tubo interno é feito de borracha nitrílica. É uma mangueira que possui maior resistência a perfurações, a produtos químicos e a cortes. É muito resistente à abrasão e superfícies quentes.