Um sistema de combate a incêndios precisa considerar os locais que devem ser protegidos e quais equipamentos são fundamentais nesse momento. O extintor de incêndio, indispensável em qualquer sistema de proteção anti-chamas, está disponível nas versões portátil ou sobre rodas.
Como são bastante semelhantes, o extintor portátil e o sobre rodas, porém sua aplicação depende da necessidade de cada projeto. Entender a funcionalidade e o melhor uso de cada um é, portanto, essencial.
O que é um extintor portátil?
O extintor portátil é um cilindro instalado geralmente na parede de edificações que recebem grande fluxo de pessoa.
Compacto e leve, o extintor portátil pesa menos de 20 kg e pode ser manuseado e operado sem a necessidade de equipamentos adicionais.
Os extintores portáteis mais comuns no mercado são os de água, indicados para o combate a incêndios classe A; espuma, indicados para os de classe A e B; e gás carbônico, que elimina incêndios de classe C, podendo ser utilizado nos de classe A e B.
Há, ainda, indicação de extintor portátil de pó químico, pó químico ABC, classe K (incêndios em cozinhas), FE-36 (para salas de ressonância magnética e servidores).
O que é um extintor sobre rodas?
O extintor sobre rodas – ou extintor carreta – é um modelo com rodas acopladas a seu corpo. Isso acontece devido ao fato de ele ser maior do que o extintor portátil e, por isso, não pode ser manipulado sem ajuda.
O extintor portátil, assim como a versão sobre rodas, pode ser encontrado em versões semelhantes às do extintor portátil.
Extintor portátil e sobre-rodas: qual escolher?
Ambos os extintores funcionam de maneira semelhante. O que acontece é que existe diferença entre seus tamanhos e, por isso, da mobilidade e peso.
Extintores sobre rodas são indicados para locais mais espaçosos como galpões, por exemplo. Além de terem maior capacidade, eles têm locomoção mais fácil e, por isso, devem estar presentes em um projeto anti-incêndio.
Locais menores como residências ou áreas comerciais recebem o extintor portátil, bem mais fácil de ser manuseado e alocado.
Independentemente do tamanho do local que precisará de soluções anti-incêndio é essencial contar com o auxílio de profissionais experientes e soluções confiáveis para elevar ao máximo a proteção dos indivíduos e do patrimônio.