Os equipamentos de espuma costumam ser mais usados em incêndios ocasionados por líquidos inflamáveis e combustíveis.
É por isso que a espuma mecânica de baixa expansão ou líquido gerador de espuma (LGE) tem como finalidade a proteção a incêndio.
Sua função é formar um consistente colchão de espuma sobre a superfície de combustíveis líquidos, com densidade menor que a água.
Assim, a espuma é capaz de prevenir ou extinguir o incêndio por abafamento, promovendo o resfriamento do combustível.
Além disso, ela também irá atuar prevenindo a reignição do incêndio causado por supressão dos vapores inflamáveis.
Quando aplicada adequadamente, a espuma flui facilmente através da superfície em chamas formando uma camada densa e com capacidade de extinguir o incêndio gradativamente.
Espuma de LGE e seus diferenciais
Os principais diferenciais da espuma de LGE consiste justamente no fato de ser uma espuma biodegradável e que não é tóxica.
Podendo ser utilizada no combate dos incêndios classificados por categorias A e B, que são identificados pela presença de hidrocarbonetos e solventes polares.
Sendo a proporção e o modo de uso desse equipamento de espuma definidos de acordo com o tipo de fogo a ser combatido.
Portanto, incêndios decorrentes de petróleo, gasolina, óleo diesel e demais combustíveis podem ser derretidos com o auxílio da espuma. Podendo ser usado também em incêndios decorrentes de madeira, papel, algodão e tecidos.
Instalação estratégica de equipamentos
Para que o equipamento de espuma seja capaz de combater incêndios, é preciso que a instalação do mesmo seja estratégica.
O equipamento de espuma para combate a incêndio é de alta potência. Sendo frequentemente instalado em locais como hangares, armazéns, barragens e outros pontos que costumam apresentar necessidade de espuma para combater incêndios que podem ser ocasionados por materiais inflamáveis.
Portanto, é o tipo de equipamento que é necessário para que esses estabelecimentos possam ser aprovados e tenham alvará de funcionamento.
Ademais, são equipamentos que trazem segurança para todos os profissionais que trabalham no estabelecimento.
E que devem manter o equipamento inspecionado e pronto para uso. Tendo em vista que, infelizmente um incêndio pode ocorrer a qualquer momento e a melhor maneira de se prevenir é estar preparado para combater a situação.
Sempre lembrando que, por mais treinados que sejam os profissionais da empresa, o ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros em caso de incêndio.
Tendo em vista que, em muitos casos somente uma equipe profissional será capaz de lidar com incêndios de maior proporção. Na hora de investir em equipamentos de espuma, conte com a 8Protector Fire.