É claro que você sabe que os incêndios recebem classificações diferentes, não é verdade? Essa classificação é feita para determinar o tipo de ação que é preciso ter para o combate ideal das chamas.
E, dentro desse contexto, foi criada a Classe D para classificar o fogo em metais. Trata-se de um tipo de incêndio muito perigoso, em função de que existem alguns metais, que quando entram em contato com o ar com hidrogênio, água ou muita umidade, entram em ignição instantânea, provocando incêndio.
Este tipo de metal precisa de um tratamento especial: precisam ser estocados em óleos minerais ou em atmosfera inerte, pois podem explodir a qualquer momento.
O cloreto de sódio é o agente extintor que atua neste tipo de incêndio. E você sabe como ocorre esse processo?
O incêndio é destruído através do isolamento entre a atmosfera e o metal. E o cloreto é colocado no metal por meio de um aplicador.
Por fim, é importante você saber que existem dois tipos de incêndio Classe D:
1 – Incêndios em metais extintos por Cloreto de Sódio – a extinção acontece com a deposição do Cloreto de Sódio. Ao entrar em contato com o calor do incêndio, compacta e cria uma camada que isola o material do ar, impedindo a dissipação do calor.
2 – Incêndios em metais extintos por Cobre – os compostos de cobre abafam o poder do fogo e dissipam o calor. O cobre é o único capaz de combater incêndios causados por Lítio.