O grande índice de incêndios que geram danos materiais (com vítimas fatais ou não) envolve a cozinha, seja de restaurantes ou residências.
Como tudo na humanidade, os equipamentos de cozinha tornam-se cada dia mais modernos e eficientes e, aliados ao uso de óleos não saturados e altas temperaturas, fez surgir uma nova classe de incêndio: Classe K.
E para combater de forma eficiente essa classe importante de incêndio, foi criado o extintor Classe K.
Os extintores de agente úmido Classe K são compostos de uma solução de Acetato de Potássio misturado em água. No momento em que é descarregado, é lançado um jato de pulverização (tipo neblina).
Aí ocorre a saponificação, onde o fogo é extinto pelo resfriamento e pela espuma que cria um efeito asfixiante.
O sistema foi muito bem pensado, inclusive a distância entre a pessoa que manuseará o extintor e as chamas propriamente ditas. O operador do extintor mantem-se numa posição segura e sem riscos para a sua integridade física.
Em função de seus atributos de segurança, o extintor Classe K é considerado o melhor portátil e o mais indicado para incêndios em cozinhas comerciais/industriais.
Dentre as principais indicações do Extintor Classe K, encontramos o combate ao fogo em banhas quentes, gorduras, óleos de cozinha, restaurantes, praças de alimentação, hospitais, dentre outros.
E para que não haja dúvidas quanto às características do Extintor Classe K, separamos mais alguns pontos importantes desse equipamento portátil de grande utilidade no nosso dia a dia:
– Diminui o espalhamento do perigo das chamas e dos produtos causadores do incêndio;
– Não ataca o aço inoxidável de panelas e outros elementos da cozinha, pois seu agente é de baixo PH;
– Sua válvula é feita em latão cromado, e seu cabo e gatilho, é constituído de aço inoxidável;
– Sua limpeza e remoção são mais fáceis, comparados com os agentes tipo pós-extintores;
– Aço inoxidável polido é o material de que é fabricado o seu cilindro;
– Pensando nos ambientes de espaço reduzido, o mangote da descarga tem comprimento reduzido, com o objetivo de ser utilizado em cozinhas pequenas e espaços reduzidos;
– A sua aplicação é a mais arrojada possível, com seu bico de descarga ajustado num ângulo de 45º C;
– A visibilidade durante o combate às chamas é bem melhor do que nos outros tipos de extintores.
Porque o extintor classe K é cromado ?