Extintor de incêndio classe K: aliado da proteção de cozinhas

Por | | 0 Comentário

o extintor classe K são equipamentos indispensáveis em qualquer ambiente, seja ele residencial, comercial ou industrial. Com diversos tipos de classes, eles atendem a diferentes necessidades e características das chamas, mas você sabe para que serve o extintor classe K?

Indicado para ambientes como cozinhas industriais, que reúnem, o tempo todo, elementos como gás, óleo, gordura e banha, o extintor classe K é um grande aliado destes espaços.

Se você possui cozinhas industriais, é essencial contar com esse tipo de extintor. Veja, a seguir, como o o extintor classe K funciona!

Quando o extintor classe K é necessário e como funciona

 

O extintor classe K é indispensável em locais que corram risco de incêndios envolvendo meios usados para cozinhar, como óleo de cozinha, gordura e banha. Estes ingredientes, inclusive, têm sido um grande fator de danos materiais e até provocado vítimas fatais em situações de acidentes.

Altas temperaturas e óleos não saturados são uma mistura perigosa para incêndios em cozinhas industriais. Eles são controlados e apagadas com uma única solução: o extintor classe K.

Este extintor se diferencia dos demais porque é indicado para combater emergências em situações específicas. Incêndios em cozinhas industriais e fritadeiras são bem mais difíceis de apagar.

O extintor K age quando entra em contato com o meio de cozinhar, animal ou vegetal, líquido ou sólido, que possui um nível de gordura saturada. Conhecida como saponificação, esta reação gera uma espuma, que consegue abafar o fogo e conter os vapores inflamáveis e o combustível quente.

Equipado com saponificante, o extintor classe K tem a capacidade de resfriar o meio de cozimento e, assim, reduzir a temperatura. Ele, inclusive, é recomendado por várias normas internacionais, como a NFPA 10.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *