Incêndio é um momento tenso e que pode gerar, além de perdas materiais, riscos para a vida humana e sequelas de todos os tipos. Na hora exata em que as chamas começam a se alastrar, o desespero é tão grande que às vezes as pessoas não estão preparadas para agir corretamente nessas situações.
Muitas delas, ou procuram um cobertor para abafar as chamas ou tentam jogar água. Mas, falando especificamente de escritórios, a melhor alternativa é a utilização de extintores.
Mas usar um extintor pura e simplesmente não é algo tão simples, pois existe um específico para cada tipo de incêndio. Você sabe quais são eles e a utilidade de cada um?
Primeiro vamos ao tipo de extintor.
– Extintor de CO2;
– Extintor Pó Químico (bicarbonato de sódio);
– Extintor à base de espuma;
– Extintor H2O
Agora que você já conhece os tipos de extintor que podem ser usados no seu escritório, vamos definir a utilização de cada um, de acordo com o tipo de incêndio.
– Uso de Extintores de C02 ou à Base de Espuma – Incêndios que deixam, após a queima, resíduos como cinza e carvão.
– Uso de Extintores de Pó químico – Incêndios em equipamentos elétricos energizados, como geradores e cabos.
– IMPORTANTE: não utilize Extintor H2O em Incêndios em líquidos, gases inflamáveis, parafina, gasolina, pó de alumínio, carbonato de potássio, magnésio, etc. No caso de materiais elétricos energizados, a água só piora o incêndio, pois é excelente condutora de eletricidade.
– Uso de Extintores H2O – Incêndios em papel, madeira, tecido, plástico, papelão, etc.
A gente nunca pode imaginar se um dia presenciaremos um incêndio em nosso escritório (e torcemos para que não aconteça). Todavia, precisamos estar com todo o equipamento de combate às chamas em dia. Por isso, procure manter os extintores em boas condições de conservação.
Em casos de danos aos extintores ou mesmo quando você tiver a necessidade de utilizá-los, procure solicitar à Segurança do Trabalho a imediata substituição do equipamento.
Por fim, é importante lembrar que a segurança do seu escritório depende de todos os que lá trabalham. Por isso, invista em treinamento contra incêndios, não obstrua os acessos aos extintores e aprenda a utilizá-los para não ser pego de surpresa.