A segurança de pessoas e bens é algo que não pode passar despercebido em nossas vidas. Para isso, é preciso investir nos mecanismos ideais para cada tipo de necessidade. E um dos mais eficientes é o líquido gerador de espuma.
O líquido gerador de espuma é um detergente sintético que, quando é misturado com água (salobra, pura ou do mar), gera uma espuma físico-química, que atua de forma eficiente na extinção do foco do incêndio.
A espuma formada é uma massa de bolhas com densidade menor que a da água e de outros líquidos inflamáveis.
Uma característica comum dos líquidos geradores de espuma é que eles são biodegradáveis e não tóxicos, o que garante a saúde das pessoas. Mas é importante não deixar que o produto entre em contato com os olhos e a mucosa.
Aplicando o líquido gerador de espuma
1 – Incêndios com baixa taxa de expansão
No caso de combate às chamas em líquidos inflamáveis (incêndios classe B) ou em papel e madeira (incêndios classe A), é formada uma manta na superfície onde o fogo está se alastrando, a fim de isolar o líquido do ar, o que acaba com as chamas.
Nos incêndios classe A, a espuma combate as chamas através do resfriamento do combustível.
2 – Incêndios com média taxa de expansão
No caso de incêndios em agentes químicos perigosos.
3 – Incêndios com alta expansão
No caso de incêndios em espaços como navios, minas e porões. Como é o caso de grandes proporções, o combate é feito com um gerador de espuma específico.