Shoppings centers são lugares de extrema movimentação e a principal opção de lazer da maioria dos brasileiros. Por isso é importante que estes estabelecimentos tomem medidas preventivas e de combate com uso de equipamentos contra incêndio. A mangueira de combate ao fogo, por exemplo, é muito recomendada, mas é imprescindível que ela esteja de acordo com algumas características e normas.
O mercado brasileiro conta com mangueiras de incêndio que possuem uma marca de qualidade informando que o produto está de acordo com as normas da ABNT. A marca informa, por exemplo, que as mangueiras foram testadas pelo fabricante para que o consumidor não precise testá-las antes da sua utilização.
A escolha correta do tipo de mangueira é fundamental para uma maior durabilidade do produto, além de um desempenho correto e seguro. Na hora de escolher uma mangueira deve-se ficar atento a três itens básicos: local de aplicação, pressão e resistência.
No caso dos shoppings, de maneira geral, é recomendada a mangueira tipo 2, que também é destinada a edifícios comerciais, industriais e ao corpo de bombeiros.
Alguns cuidados importantes:
- Ficar atento a fogo, brasas e superfícies quentes para que não danifiquem a mangueira;
- Evitar arrastar por cantos pontiagudos, e nunca arrastar a mangueira sem que esteja em uso;
- Tomar cuidado com produtos químicos, a não ser que contenha informações do fabricante garantindo a resistência a estes materiais;
- Na hora da instalação deve-se seguir todas as informações fornecidas pelo fabricante e contidas na Norma NBR 12779;
- Fazer a manutenção a cada três meses por profissional ou empresa especializada;
- Não utilizar outro líquido que não seja água;
- As mangueiras devem ser utilizadas somente para combate ao fogo e manipuladas por pessoal treinado.
Se seguidas todas as regras e cuidados e a mangueira for a adequada para o local, pode-se, além de combater o incêndio com eficácia salvando vidas, proteger sua propriedade e todos os bens materiais que ali estão.