O incêndio é uma das piores situações que podem ocorrer em uma edificação. Para evitar que ele aconteça, existem normas que devem ser seguidas durante construções, reformas ou adequações de prédios ou locais que recebam um grande fluxo de pessoas. Adotar medidas preventivas ajuda a minimizar os riscos e garante que o local esteja em dia com as leis.
A NR 23 é uma das principais normas regulamentadas anti-incêndio. Ela trata das regras complementares de segurança e saúde no trabalho, conforme o artigo 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este artigo explica, detalhadamente, regras sobre revestimentos de paredes e portas, construção de paredes que resistam ao fogo, bem como diques, e destaca a importância da fácil circulação de pessoas, além de saídas amplas e protegidas.
De forma resumida, ela engloba os seguintes tópicos:
• Medidas de proteção contra incêndio;
• Equipamentos para combater o fogo logo no começo;
• Saídas para retirar o pessoal em serviço;
• Pessoas preparadas para lidar com os equipamentos.
Todas as empresas precisam seguir a NR 23, especialmente as que têm obrigação de formar uma CIPA e ter uma equipe de brigadistas. Em geral, essa norma é utilizada em conjunto com outras leis, que são publicadas por estados e municípios. Outras normas da ABNT também podem ser aplicadas, se necessário.
Normas que acompanham a NR 23
Além da NR 23, as empresas necessitam obedecer algumas outras regras, aplicáveis a todo o território brasileiro. As principais são:
NBR 9077
Especifica as saídas de emergência e como dimensionar, posicionar e usá-las, considerando aspectos como tamanho, disponibilidade, quantidade, desbloqueio, etc.
NBR 11742
Trata das portas corta-fogo, obrigatórias em determinadas construções. Ela define a quantidade conforme o espaço e as atividades desenvolvidas ali.
NBR 13714
Fala sobre hidrantes e mangotinhos, definindo critérios para instalar os hidrantes dentro e fora da edificação, bem como os mangotinhos. Ela é bastante utilizada nos projetos, que consideram todas as instalações.
NBR 10987
Padroniza os chuveiros automáticos (sprinklers). Explica como devem ser os projetos e a instalação desses chuveiros, que ficam fixados no teto e funcionam como irrigadores para apagarem as chamas.
NBRs 12683, 15808 e 15809
Englobam extintores, sua obrigatoriedade, quantidade, tipo, forma de instalação, uso e manutenção.
É fundamental seguir a NR 23 para ter máxima segurança em edificações e minimizar os riscos de propagação de incêndios. No momento de adequar uma instalação ou montar um projeto, conte com os equipamentos da Protector Fire. Temos produtos e soluções certificados e com máxima qualidade.
Sprinklers, extintores, mangotinhos, sinalizadores, carreta de espuma, canhão monitor, válvulas e muitos outros itens são fornecidos por nós. Fale com nossos especialistas e obtenha assessoria completa para o seu projeto anti-incêndio.