O sistema de espuma, também conhecido como sistema de resfriamento, é um projeto muito bem elaborado para combater incêndio. O sistema de espuma é um projeto de engenharia feito em parceria com empresas especializadas, como a Protector Fire, e possui uma série de equipamentos de qualidade que são acionados em caso de perigo causado por fogo, como os seguintes:
- Câmaras de espuma;
- Canhões monitores;
- Proporcionadores de LGE;
- Bicos aspersores;
- Entre outros.
O sistema de espuma é ideal para extinguir e eliminar o fogo em áreas de concentração de líquidos inflamáveis e combustíveis. Espaços que acumulam gasolina, álcool, diesel, querosene, entre outros líquidos inflamáveis podem contar com um sistema de espuma profissional, feito sob medida para garantir a proteção que estes espaços precisam.
No sistema de espuma são considerados diversos elementos, como as bombas e seus dimensionamentos, além das tubulações, com os mais diferentes diâmetros. É preciso planejar também a reserva de Líquido Gerador de Espuma em um sistema completo e complexo.
Como funciona o sistema de espuma
O sistema de espuma ataca o fogo através do abafamento. O fogo é interrompido porque a espuma corta a corrente de contato do inflamável com o oxigênio, quebrando a conexão de aresta do tetraedro.
Porém, o sistema de espuma é muito mais eficiente e importante do que parece, já que além de combater os incêndios, ele serve para prevenir eventos com fogo, aumentando a segurança, a proteção das vidas e dos equipamentos. Se houver vazamento de inflamáveis, uma espuma de baixa densidade será expelida pelo sistema, atingindo exatamente a superfície do líquido espalhado. Isso é muito importante para evitar o início de fogo, já que a espuma não deixa que haja a liberação de vapor inflamável, minimizando a possibilidade de grandes estragos.
Onde é utilizado o sistema de espuma
O sistema de espuma pode ser aplicado em vários ambientes que apresentam concentração de inflamáveis. Entre eles estão os seguintes:
- Refinarias;
- Área de carregamento de combustível;
- Hangares;
- Bacia de contenção;
- Aeroportos;
- Tanques de estocagem;
- Plataformas;
- Indústria química;
- Indústria petroquímica;
- Estações de bombeamento;
- Armazém de combustíveis;
- Muitos outros.
Nos mais diversificados espaços, é preciso considerar a efetividade técnica de um sistema de espuma, realizando a dosagem de LGE nas seguintes proporções:
- Proporção de 1%;
- Proporção de 3%;
- Proporção de 6%.
Em sistemas de dilúvio feitos com espuma também é realizado o mesmo procedimento de averiguação técnica e proporção de LGE. É preciso, em um primeiro momento, detectar a área que deve ser protegida. Em um segundo momento, a válvula de dilúvio é aberta para fazer a liberação de LGE, que pode vir de um bladder tank ou de um tanque atmosférico.
É importante o cliente saber que o sistema de espuma é muito eficiente para ser aplicado em áreas que concentram inflamáveis e combustíveis, evitando acidentes e controlando casos que poderiam se transformar em grandes tragédias, marcadas por incontável prejuízo.
A Protector Fire oferece aos clientes, desde 1999, as melhores soluções de sistema de espuma para aqueles que precisam de segurança e um investimento baseado na melhor relação de custo-benefício do mercado. Para receber mais informações, entre em contato agora mesmo com a equipe de atendimento da Protector Fire!
Gostaria de saber se a utilização de sistema de espuma reduz a quantidade de água e mesmo o dimensionamento do tanque de reserva de incêndio de uma instalação, e qual seria em média a % de redução deste sistema considerando instalação com Sprinkler ?
Agradeço.
Alex Prado