Placas de sinalização e sua importância para evitar incêndios

Por | | 0 Comentário

Existem inúmeros métodos de proteção e manutenção da vida e da saúde de quem está presente em uma edificação. Um deles é a sinalização de segurança, que alerta os profissionais e visitantes que ali estão sobre os riscos, equipamentos de proteção e combate a incêndios, além de saídas de emergência.

As placas de sinalização sempre devem chamar atenção. Por isso, devem ter letras claras, ilustrações de fácil entendimento e cores chamativas. Os desenhos utilizados são símbolos universais, que oferecem entendimento padronizado.

 

Quais são as principais placas de sinalização

Quando o assunto é sinalização para emergências e incêndios, é fundamental entender as áreas específicas para saber em que momento deve ser utilizada uma placa sinalizadora.

Basicamente, existem os seguintes sinalizadores:

Sinais de Obrigação:têm o objetivo de indicar comportamentos ou ações que obrigam a utilização de determinado equipamento de proteção individual (EPI). Eles evitam acidentes de trabalho.

Sinais de Perigo: são obrigatórios em situações e locais que exigem atenção, cautela ou precaução. Têm o objetivo de alertar o trabalhador para que tenha cuidado com a atividade que está executando.

Sinais de Aviso: alertam sobre qualquer lei do local ou atitude proibida ou perigosa. Seu objetivo é evitar acidentes de trabalho e consequências graves.

Sinais de Emergência: orientam sobre as saídas de emergência, as direções de fuga ou a localização de equipamentos úteis para situações de emergência, tais como extintores, mangueiras, etc.

 

Como devem ser as placas de sinalização

Independentemente de as placas de sinalização serem anti-incêndio ou não, é imprescindível que elas sejam confeccionadas em metal simples, com dimensões padronizadas e fiquem em locais com boa visibilidade e fácil compreensão.

Há, ainda, placas que exigem luminosidade ou sinais acústicos, tais como luzes noturnas de contraste direto e alarmes. Detectores de fumaça e centrais de monitoramento também são necessários.

 

A sinalização das saídas de emergências ou dos equipamentos anti-incêndio precisa ser muito bem feita para que não haja falhas de comunicação ou incidentes.

 

Se você precisa desses materiais em seu projeto, fale com a Protector Fire. Temos todas as soluções de prevenção, detecção e combate a incêndio para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *