No momento de pensar em uma estrutura de combate, prevenção e detecção de incêndio, é fundamental considerar os equipamentos e itens que não podem faltar. Para que um incêndio não seja sinônimo de destruição e perdas, é indicado reunir equipamentos de combate a incêndios adequados.
O equipamento que vem à mente em um primeiro momento é o extintor, porém é importante lembrar que muitos outros itens ajudam a combater as chamas. Por isso mesmo, vale destacar e saber quais são os principais equipamentos de combate a incêndios.
Veja, a seguir, quais são esses principais itens e proteja seu patrimônio e as pessoas investindo nos melhores equipamentos para combater incêndios.
Quais são os principais equipamentos de combate a incêndios
É claro que a escolha dos equipamentos de combate a incêndios depende muito das caraterísticas do local, dos materiais envolvidos e do tipo de incêndio que pode acometer o espaço.
Entretanto, de forma geral, há alguns itens básicos no combate às chamas. São eles:
– Extintor de incêndio: mais acessível, seu funcionamento se baseia em pressão interna. Está disponível em diversos tipos, ideais para o combate de diferentes classes de incêndio, podendo abrigar água ou espuma.
– Mangueiras de incêndio: há cinco tipos de mangueiras de incêndio:
- Tipo I, direcionada aos prédios residenciais;
- Tipo II, direcionadas ao Corpo de Bombeiro, prédios comerciais e indústrias;
- Tipo III, utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, área naval e industrial;
- Tipo IV, resistente à abrasão e a superfícies quentes;
- Tipo V, resistente à abrasão, produtos químicos e superfícies quentes.
– Iluminação de emergência: necessária em ambientes que tenham a partir de dois pavimentos e grande circulação de pessoas. Ela fornece iluminação constante em casos de queda de eletricidade, por exemplo;
– Sinalização: deve ser instalada nos locais corretos, ajudando na saída das pessoas em casos de acidente.
Equipamentos complementares no combate a incêndios
Embora os itens básicos no combate a incêndios sejam muito importantes, há outros que são igualmente indispensáveis, dependendo do tipo de instalação e necessidade.
Os sprinklers, por exemplo, são muito utilizados em projetos de combate a incêndios em escritórios e grandes prédios. Eles têm acionamento automático assim que é detectado um aumento de temperatura no ambiente, liberando água ou espuma sobre um foco específico.
Sua instalação é feita no teto ou nas paredes, com espaçamento delimitado pelo projeto arquitetônico e de proteção do ambiente.
Além disso, podem ser necessárias válvulas de controle de pressão, carretel mangotinho para facilitar o combate às chamas, esguichos e muitos outros itens.
Necessita de um projeto de combate a incêndio? Fale com a Protector Fire e obtenha assessoria completa para equipar um ambiente com itens de máxima qualidade e eficiência.
Trabalhamos há décadas com produtos certificados e altamente seguros para proteger seu patrimônio e a vida das pessoas. Entre em contato e seja atendido por quem entende do assunto!