Os sprinklers e os projetores são muito parecidos. Muitas pessoas confundem os dois equipamentos e, embora eles tenham o mesmo objetivo, de combater o fogo, eles não são a mesma coisa. Afinal, quais são as diferenças entre um projetor e o sprinkler?
Parece, mas não é a mesma coisa!
Existem muitas formas de proteger os lugares, com seus patrimônios e pessoas, do risco de incêndios. A medida de segurança é recomendada tanto para ambientes internos como para ambientes externos. Projetores e sprinklers foram criados para dar segurança aos locais públicos e privados no combate ao fogo.
Em praticamente todos os ambientes, o risco de incêndio existe e pode ser causado por inúmeros problemas, alguns que sequer conseguimos imaginar. É fundamental contar com equipamentos de apoio, para controlar e estabilizar as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Nesse grupo de equipamentos importantes para integrar sistemas eficientes e inteligentes de segurança, encontramos duas peças muito parecidas: projetores e sprinklers. Estes dois equipamentos desempenham funções diferentes dentro de um esquema de combate ao incêndio. Vamos entender melhor o papel do sprinkler e do projetor.
Diferenças entre sprinkler e projetor
Sprinklers – Amplamente conhecidos e utilizados, estes chuveiros automáticos que integram redes inteligentes de combate ao fogo ficam conectados aos sistemas em que existe uma tubulação fixa, interligada em rede subterrânea de fornecimento de água. A ligação é simples: vai desde o fornecimento de água até a ponta do sprinkler, o chuveiro inteligente, que está instalado em locais onde deve haver proteção.
Os sprinklers possuem ligação com sistemas de abastecimento de água, normalmente mais de um, já que a redundância é uma medida importante de segurança. Em caso de incêndio, os sprinklers são acionados automaticamente em consequência da elevação da temperatura do ambiente onde ele está instalado.
Percebido o calor e a presença do fogo, este chuveiro automático inteligente rompe sua “trava” e imediatamente despeja considerável volume de água diretamente no foco de incêndio, controlando as chamas. Enquanto uma corrente forte de água é derramada sobre o fogo, um fio pequeno de água é direcionado para acionar o sistema de alarme, necessário para avisar as pessoas do risco que elas estão correndo e que o local precisa ser abandonado!
Projetores – Os projetores são equipamentos de combate ao incêndio com suas características bem particulares e peculiares. Eles são instalados em tubulações secas. Nelas, os volumes de água, assim como o fluxo de água, são controlados manualmente. Este controle também pode ser feito automaticamente em alguns casos, com o uso de uma válvula de controle.
O disparo ocorre quando um detector é ativado ao perceber a presença de calor ou de fumaça. Logo, se um incêndio se espalha em um local, os projetores despejam água nebulizada em forma de jatos cônicos. Para controlar o incêndio de forma regular e precisa, estes jatos de água nebulizada são descarregados de maneira controlada, com velocidade e uniformidade necessários para que haja o resfriamento ideal, capaz de controlar o incêndio.
Protector Fire: as melhores soluções contra incêndio!
A Protector Fire apresenta ao mercado as melhores soluções contra incêndio! Os sprinklers, chuveiros automáticos que integram redes inteligentes para controle e combate de incêndios, são eficientes, modernos e extremamente necessários para garantir segurança patrimonial e permitir a fuga de pessoas de um ambiente em chamas. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia para atuar contra as chamas.
Os modelos de sprinklers da Protector Fire são:
- Sprinkler Pendente Modelo DRY
- Sprinkler Embutido
- Sprinkler Padrão – Tipo sidewall
- Sprinkler Padrão – Tipo uprigth
- Sprinkler Padrão – Tipo pendente
Fale com a nossa equipe de atendimento e tenha mais informações sobre os sprinklers!