Qual é a diferença entre espuma mecânica e pó químico?

Por | | 0 Comentário

As tecnologias e equipamentos disponíveis para combater incêndios são inúmeras. O segredo para obter sucesso em situações de emergência está em aplicar as soluções adequadas, de acordo com a necessidade de cada situação.

 

Um exemplo são a espuma mecânica e o pó químico. Quando, como e em quais situações cada um deve ser aplicado? Seus efeitos são diferentes dos obtidos com extintores ou mangueiras? A gente te conta a seguir!

 

 

O que é e para que serve a espuma mecânica?

 

A espuma mecânica é utilizada na extinção das chamas, abafando e resfriando-as. Utilizada principalmente em superfícies que contenham líquidos inflamáveis (classe B) que não possam ser combatidos com água, ela é indispensável em muitas edificações.

 

Essa espuma é formada por uma mistura de água e LGE (Líquido Gerador de Espuma). Em geral, a proporção empregada é de 1, 3 ou 6%. Quando instalada dentro dos extintores de incêndio, já vem misturada.

 

Já nos hidrantes, a espuma mecânica precisa ser utilizada em conjunto com os proporcionadores de espuma, que ajudam a chegar à dosagem ideal. 

 

 

Como funciona o pó químico seco e como utilizá-lo?

 

O pó químico usa o princípio da inibição, ou seja, quebrando a reação em cadeia das chamas.

 

Seu uso é recomendado para incêndios que contenham líquido inflamável e/ou equipamentos energizados (classes B ou C). O pó químico ABC é, ainda, indicado para combater incêndios em materiais sólidos (classe A).

 

Em geral, o pó químico empregados em incêndios de classes B e C é o bicarbonato de sódio. Entretanto, situações de alto risco e que envolvam líquidos e gases inflamáveis pedem o uso de bicarbonato de potássio.

 

 

Invista nas melhores soluções anti-incêndio com a Protector Fire

 

A Protector Fire é uma das maiores especialistas em soluções para prevenir, detectar e combater incêndios. Independentemente do tipo de construção ou necessidade, temos a melhor solução, com equipamentos certificados e testados.

 

Fale com um de nossos especialistas e veja quais são as melhores soluções anti-incêndio de acordo com o tipo de edificação. Extintores, sprinklers, mangueiras e muitas outras alternativas anti-incêndio são nossa especialidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *