Henry S. Parmalee criou, em 1874, um equipamento de aspersão de água que atuava no combate a incêndios em edifícios. Neste mesmo ano ele inaugurou a primeira versão, instalando o sistema em sua fábrica de piano.
Em 1881, Frederick Grinnell evoluiu o projeto de Parmalee e patenteou o invento. Ao longo dos anos, procurou melhorar ainda mais o funcionamento e, em 1890, criou o aspersor disco de vidro, que é praticamente igual ao que é usado nos dias de hoje.
A partir desse momento os sprinklers começaram a ser utilizados em edifícios comerciais e passaram a ser uma exigência das companhias de seguros que atuam no mercado daquela época.
Grinnell era formado em Engenharia pelo Rensselaer Polytechnic Institute, em 1855, começou a vida profissional como projetista, depois como engenheiro de construção e gerente de uma fábrica de equipamentos para vias férreas.
Era de família rica e, em 1869, comprou uma fábrica de equipamentos de combate a incêndios, a Providence Steam and Gas.
E foi a partir disso que adquiriu os direitos de produção do invento de Parmalee e começou a desenvolvê-lo, a ponto de instalarem cerca de 200 mil sprinklers entre os anos de 1878 e 1881.
O modelo de 1881 foi uma versão automática da invenção de Parmalee e ficou conhecida como Irrigador de Grinnell. Esse foi um dos passos mais importantes para o sucesso comercial do sprinkler.
Grinnell também levou o seu invento para a Europa e lá conseguiu um sucesso imediato na Inglaterra e na França.
E o trabalho de desenvolvimento não parou mais. Foram mais de 40 patentes, o que deu ao sistema de Sprinkler uma capacidade de atuação que transmite segurança para os ambientes que os utilizam.
adorei essa pesquisa ,pois tirei as duvidas que tinha sobre esse sistema de incendio ou de segurança mesmo pois e mais seguro para quem vai usar.
Obrigado pela matera me ajudou muito, Realmente faz muito sentido par sentido.