Existem certos cuidados em nossa vida cotidiana que exigem uma atenção mais detalhada. Em geral, todos eles estão, de alguma maneira, relacionados à nossa saúde e ao nosso bem-estar.
Um exemplo significativo são as ocasiões em que ocorrem focos de incêndio, sobretudo levando em consideração que vivemos em um país onde as condições climáticas são instáveis e um tanto quanto imprevisíveis. Dentro do curto período de uma mesma semana, pode haver dias frescos e chuvosos, bem como bastante quentes e secos.
Nos períodos de chuvas intensas, os brasileiros acabam expostos aos riscos dos raios, que podem provocar danos às redes elétricas e, consequentemente, incêndios. Para evitar prejuízos causados pelo fogo, o ideal é investir em equipamentos e sistemas especializados de prevenção. Neste artigo, vamos apresentar a válvula gaveta!
Compreendendo a válvula gaveta
Se você nunca tinha ouvido falar em “válvula gaveta”, com certeza já deve “conhecê-la de vista”. O instrumento se faz presente em inúmeros locais e em todos os tipos de prédios, uma vez que tem a finalidade de proteger os ambientes, com eficácia mais do que comprovada.
A ferramenta é composta, basicamente, por uma válvula que se abre, fazendo com que seja levantada uma espécie de porta, também conhecida como “gaveta”, que pode ser redonda ou retangular. A função do compartimento é liberar ou bloquear a vazão dos mais variados tipos de fluidos em tubulações. Dentre as características desta válvula, é preciso destacar a superfície de vedação entre a gaveta e a sede, que serve para se obter um fluxo em linha reta, com restrição hídrica mínima.
De forma clara e objetiva, a válvula gaveta foi desenvolvida com o objetivo de agir como um bloqueador de fluidos. Devido à sua capacidade de fechamento em baixa velocidade, o bloqueio repentino do fluxo é evitado e, desta forma, possíveis danos, que poderiam ser desastrosos ao longo do processo, são evitados. Sendo assim, a grande vantagem da empregabilidade do instrumento está em sua possível utilização em tubulações, mesmo que junto a válvulas de governo ou alarmes.
Usabilidade do produto
A princípio, as válvulas de gaveta eram fabricadas com fins industriais. Porém, na atualidade, podem ser instaladas nos mais diversos sistemas, sejam eles residenciais ou industriais. Esta ferramenta é capaz de operar totalmente fechada ou aberta, conforme seja a necessidade.
Dentre os modelos disponíveis no mercado, um exemplo dos mais eficientes é a válvula gaveta com haste ascendente. Além de conexões de entrada e de saída de 4” e 6”, o instrumento ainda funciona com pressão máxima de trabalho de 125 psi (8,79 kgf/cm²) e flanges padrão ANSI 16.1.
O objeto é fabricado tendo o ferro fundido como matéria-prima, além de ter uma tampa parafusada e acabamento na cor preta. Os acessórios são ideais para vedação entre metais, garantindo maior segurança à válvula em ocorrências de focos de incêndio.
Converse com a equipe da Protector Fire e saiba como e onde utilizar a válvula gaveta!