O sprinkler é um dispositivo usado principalmente contra incêndios. Nesse caso, sua estrutura é composta da seguinte forma: O bulbo é um mecanismo sensível e dentro dele existe um líquido que se expande ao atingir determinada temperatura, normalmente, 68ºC. O bico do sprinkler é rosqueado a uma tabulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo próprio bulbo. Ao se iniciar um incêndio e consequentemente aumentando a temperatura do ambiente, o mecanismo se destrava liberando a água com pressão que cai de forma circular otimizando a área de alcance, assim, controlando rapidamente o foco do incêndio.
Esse tipo de mecanismo usado no controle do fogo, está presente em quase todos os lugares. Escolas, shopping centers, mercados, prédios comerciais, condomínios residenciais entre outros. Sua eficácia nesse seguimento, o fez um dispositivo indispensável quando se visa à segurança dos patrimônios, estabelecimentos e principalmente das pessoas no local. São de caráter obrigatório em casas de show e grandes estabelecimentos comerciais, seguindo as prevenções dadas pelo Corpo de Bombeiros, dependendo de sua ocupação e grau de risco e área construída, assim como extintores e outros formas de contenção de focos de incêndio. A legislação da obrigatoriedade do uso de sprinklers para os tipos de ocupação, varia de cada unidade da federação É um dos equipamentos mais econômicos, porém seu baixo preço não se equipara a sua grande funcionalidade.
Por ser um dispositivo que não necessita ação humana, a probabilidade de falha é quase nula, estando em perfeito estado e sendo feita corretamente sua manutenção. Existe um guia elaborado pelo Instituto Sprinkler Brasil disponível para download no site do próprio instituto, nele encontra-se minuciosos dados estruturais, como e quando deve ser realizada sua manutenção.. Sua instalação é feita por quase toda a área do local, para que nenhum lugar em chamas agrave a situação adversa de um incêndio. Deve ser realizada por profissionais autorizados e qualificados pela empresa contratada ,para que não haja nenhum problema futuro.
Ser vulnerável a incêndios, hoje, é opção, tendo em vista as inúmeras formas de combate a incêndios, como os sprinklers, que tem sido de suma importância para este seguimento, evitando que o fogo se espalhe até a chegada do Corpo de Bombeiros, até mesmo apagando totalmente o foco. Sua funcionalidade afirma o porquê de seu sucesso na área, salvando inúmeras vidas e protegendo o patrimônio do cidadão. Equipar lugares com esse tipo de mecanismo é essencial para uma empresa que visa proteção, de famílias que prezam a vida de seus entes queridos e de todos que entendem a importância dessa tecnologia no combate de incêndios.