Diversas situações de incêndio, sejam elas em residências, indústrias ou edifícios comerciais, podem ser atingidas por incêndios de casas evitáveis, sabia? Distrações ou falta de cuidado com alguns pontos básicos são as principais razões para que esse tipo de emergência aconteça.
Curtos-circuitos são, em geral, os principais responsáveis por essas emergências, que podem trazer prejuízos ao patrimônio e até às vidas humanas.
Pensando nisso, a seguir, elaboramos uma lista com sete dicas para proteger sua casa de incêndios. Confira:
- Cuidado com as tomadas
Nunca ligue vários aparelhos eletrônicos em um mesmo circuito. Isso eleva o risco de curto-circuito e pode causar um grande transtorno a um ambiente. Fios desencapados também precisar ser substituídos ou isolados devidamente.
- Sinalize bem os cinzeiros
Muitas pessoas utilizam o cinzeiro como lixo e acabam jogando papeis, plásticos e outros materiais inflamáveis ali. A recomendação é sinalizar bem claramente que esses dispositivos servem apenas para receber bitucas de cigarro.
- Atenção aos combustíveis
Mantenha os materiais que pegam fogo facilmente bem longe do fogão. Álcool, querosene ou qualquer outro tipo de substância inflamável deve ser mantida distante desses locais. Aqui, qualquer distração pode levar a um incêndio de grandes proporções.
- Inspecione os extintores
De nada adianta ter extintores se eles não são devidamente inspecionados. Portanto, é fundamental que eles sigam as normas da ABNT e IT aplicáveis. Mangueiras e hidrantes também seguem essas mesmas recomendações.
- Velas? Só em local seguro
Nunca deixe velas próximas a cortinas, papeis, roupas de cama ou qualquer tipo de tecido. Esses materiais queimam com muita facilidade e pode, em questão de segundos, incendiar todo o ambiente.
- Atente sempre para os cheiros de gás
Cheiro de gás em casa pode representar um vazamento. A dica é não acender fósforos, isqueiros ou maçaricos. Acender ou apagar as luzes também não é recomendado se houver qualquer suspeita de vazamento.
- Ferro de passar roupa só quando necessário
Deixar o ferro de passar roupa ligado por muito tempo sem uso pode trazer uma série de prejuízos à casa. Ele pode esquentar demais e provocar incêndios, então, a dica é verificar se o ferro está fora da tomada e, enquanto estiver quente, mantê-lo longe de qualquer objeto inflamável.
Os cuidados com a proteção, detecção e combate a incêndios são fundamentais para evitar emergências e trazer mais segurança a quem usa uma residência, escritório ou indústria.
A Protector Fire é especialista em fornecer os mais variados equipamentos com esse objetivo. Temos extintores, sprinklers, mangueiras e muitos outros itens. Fale conosco!