O LGE ou Líquido Gerador de Espuma é um detergente líquido que foi criado para, em uma mistura de água do mar, salobra ou pura, gerar uma espuma com características especiais de resistência química e a altas temperaturas.
Antigamente, o LGE era dividido em dois grupos: formadores de espuma química e formadores de espuma mecânica de baixa expansão. Todavia, com o passar do tempo, apenas os formadores de espuma mecânica de baixa expansão ainda são utilizados.
Os LGE formadores de espuma mecânica de baixa expansão são classificados de três maneiras diferentes:
– LGEs Proteinicos
São produzidos a partir da proteína animal.
– LGEs Fluorproteinicos
É formado pela mistura de uma proteína animal e compostos fluorados.
– LGEs Sintético-Fluorados
São os mais atuais e desenvolvidos. São totalmente sintéticos e fluorados e apresentam maior fluidez da espuma na superfície do líquido em chamas, melhor ação em incêndios com derramamento de líquidos e também é mais eficaz na atuação da água em incêndios da classe A, como tecido, papel e madeira.
Para armazenagem do LGE, é necessário um tanque especial. E eles podem ser de dois tipos:
Fabricado por um processo chamado rotomoldagem com polietileno virgem, com elevada resistência mecânica, quimicamente estável e inalterável e com grande resistência a intempéries.
A sua estrutura é metálica e possui indicação de nível em suas paredes.
– Vertical
Também fabricado por um processo chamado rotomoldagem com polietileno virgem. É protegido com aditivos e estabilizador à prova radiação ultravioleta. Dotado de sistema de alívio e vácuo e possui indicação de nível nas suas paredes.