O sucesso no combate a incêndios depende, entre outras coisas, do treinamento da pessoa que manipula o equipamento, da qualidade do sistema de incêndio e, principalmente, o tipo ideal de esguicho para controlar a vazão de água.
Você precisa escolher bem o esguicho, pois a atuação dele é fundamental quando utilizado em conjunto com as mangueiras e os canhões monitores.
E para que você conheça bem todos os tipos de esguicho, fizemos uma relação. Vamos lá?
É o mais popular e o mais usado no combate a incêndio, pois produz desde o jato compacto até neblina. Alguns deles possuem uma manopla, que abre e fecha a passagem de água de forma rápida, precisa e contínua, onde você pode fazer a regulagem.
2 – Esguicho de vazão selecionável
Ele é projetado para atuar, independente da forma do jato, com vazão constante em qualquer tipo de seletor. Possui manoplas laterais, que permitem a alteração na forma do jato.
Trabalha em conjunto com canhões monitores portáteis ou fixos. Possui um mecanismo interno que compensa uma possível variação de vazão no sistema, e isso pode aumentar ou reduzir a passagem da água.
4 – Esguicho proporcionador de espuma
É projetado para atuar em sistemas que precisam de uma vazão fixa e onde a pressão de água é adequada. A vazão do proporcionador precisa ser compatível com a vazão do esguicho.
Gosto de aprender sobre isso e eu só tenho 12 anos