O sucesso no combate a incêndios depende, entre outras coisas, do treinamento da pessoa que manipula o equipamento, da qualidade do sistema de prevenção, detecção e combate e, principalmente, do tipo ideal de esguicho para controlar a vazão de água.
É primordial escolher bem o esguicho, pois sua atuação é fundamental quando utilizado em conjunto com as mangueiras e os canhões monitores, seja em incêndios maiores ou apenas para combater pequenos focos. Com diversos modelos disponíveis no mercado, o esguicho deve constar no planejamento da brigada anti-incêndio, com especificações de tipo e finalidade.
Para que você entenda melhor como funcionam os tipos de esguichos, a seguir apresentamos cada um:
Esguicho regulável: quando deve ser utilizado
Esse é o mais popular e o mais utilizado no combate a incêndio, pois produz desde o jato compacto até neblina. Alguns deles possuem, inclusive, uma manopla, que abre e fecha a passagem de água de forma rápida, precisa e contínua. Dessa forma, o operador pode fazer uma regulagem de acordo com a necessidade do momento.
Esguicho de vazão selecionável: onde utilizá-lo
Esse modelo de esguicho é projetado para atuar, independentemente da forma do jato, com vazão constante em qualquer tipo de seletor. É ideal para situações de incêndio maiores, em que a vazão de água deve ser constante e forte. É equipado com manoplas laterais, que permitem a alteração na forma do jato.
Esguicho automático: vantagens do equipamento
O esguicho automático trabalha em conjunto com canhões monitores portáteis ou fixos. Possui um mecanismo interno que compensa uma possível variação de vazão no sistema, e isso pode aumentar ou reduzir a passagem da água, dependendo das condições no momento do incêndio. É ideal para sistemas portáteis, como canhão monitor, e pode ser usado para jato sólido ou neblina.
Esguicho proporcionador de espuma: por que ter um?
Esse modelo de esguicho foi projetado para atuar em sistemas que precisam de uma vazão fixa e têm pressão de água adequada. Para que funcione perfeitamente, a vazão do proporcionador precisa ser compatível com a do esguicho. Pode ser utilizado com canhão monitor fixo ou portátil e é o mais indicado para aplicação de espuma.
Conheça todos os modelos de esguicho na Protector Fire
Precisa de esguichos para o seu projeto de prevenção e combate a incêndios? A Protector Fire trabalha com todos os modelos e tem profissionais capacitados para indicar o que melhor atende às especificações indicadas para o seu caso. Fale conosco e obtenha os melhores equipamentos para incêndio, incluindo mangueiras, hidrantes, sprinklers, carretel mangotinho e muito mais.