A Válvula de Governo e Alarme (VGA) é um dispositivo que tem papel determinante no combate a incêndios. Indicada especialmente para edificações e ambientes de maior porte, ela age em parceria com os sprinklers e funciona como um dispositivo de detecção de fluxo e alarme.
Em situações de combate a incêndios, a válvula de governo e alarme é determinante para a abertura do sprinkler automático. Por isso, investir em peças de máxima qualidade e durabilidade é muito importante para que não haja falhas em situações de emergência.
Quer entender como funciona a válvula de governo e alarme? Acompanhe as nossas dicas!
Válvula de governo e alarme e sprinkler: como funcionam?
Em condições normais, a válvula de governo e alarme se mantém em posição estática e fechada, e as tubulações do sistema permanecem constantemente pressurizadas e cheias. Desta forma, a vedação da portinhola é mantida por meio do equilíbrio da pressão antes e depois do dispositivo.
Entretanto, quando há situações de incêndios, com aumento da temperatura nos sprinklers automáticos, há o acionamento da válvula de governo e alarme. Com isso, a portinhola se levanta e o fluxo de água entra no sistema, que a distribui para a região onde está ocorrendo o incêndio.
Além disso, uma pequena quantidade de água também passa pelas ranhuras da sede, indo até os dispositivos de alarme.
Válvula de governo e alarme: como funciona a Câmara de Retardo
Evitar falsos alarmes e disparos no sistema de sprinklers sem necessidade é muito importante para proteger um patrimônio. Para isso, existe a câmara de retardo, que previne falsos disparos dos instrumentos de sinalização.
Ela só permite a passagem da água após o seu completo abastecimento, absorvendo picos de pressão.
A válvula opera na base de pressão diferencial e, por isso, a pressão no sistema acima da válvula é sempre maior do que a pressão de baixo. Um desvio pode acomodar pequenos picos de pressão, então é recomendável que uma câmara de retardo seja instalada para evitar alarmes falsos devido às variáveis de pressão.
Quando um sprinklers opera, a portinhola se abre, permitindo um fluxo de água no sistema e ativando o gongo de alarme. O alarme continuará a soar até o fechamento da válvula.
Se a energia acabar, não se preocupe! A válvula de governo e alarme faz soar um alarme quando há acionamento de um ou mais sprinklers. Isso acontece por meio da ação de um motor hidráulico, que é movido pelo fluxo de água da rede de sprinklers .
Os especialistas da Protector Fire podem te ajudar na escolha da melhor válvula de controle e na instalação dos sprinklers . Traga seu projeto de combate a incêndio para nós e conte com as melhores soluções e produtos!